Acupuntura

Muito se fala em acupuntura quando o assunto é tratamento alternativo, mas a terapia mostrou-se muito eficiente em diversos casos. Saiba mais sobre essa medicina milenar.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

Diminuidor

Como funciona a acupuntura

A acupuntura envolve a introdução de agulhas extremamente finas na pele do paciente em pontos estratégicos do corpo. Trata-se de uma técnica para equilibrar o fluxo de energia ou força vital – conhecida como chi ou qi (tchi) – que fluem por meio de vias (meridianos) do corpo.
Integrante da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é geralmente mais utilizada no tratamento de dores. Isso porque, a acupuntura estimula os nervos, músculos e tecidos, que despertam a atividade de analgésicos naturais do corpo, aumentando o fluxo sanguíneo.
Acupunctura

Em quais casos pode ser utilizada a acupuntura

  • Fibromialgia
  • Dores de cabeça
  • Dor do parto
  • Lombalgia
  • Cólicas menstruais
  • Enxaqueca
  • Osteoartrite
  • Dor de dente
  • Dores no corpo em geral

Tratamento de acupuntura

Pré-tratamento

Cada médico que realiza o tratamento de acupuntura possui técnicas variadas, alguns misturam as características da medicina oriental com a ocidental. Para avaliar o tipo de tratamento mais indicado para cada paciente, o médico irá fazer uma entrevista antes de iniciar a primeira seção. As perguntas são relacionadas aos sintomas, estilo de vida, doenças, tratamentos anteriores, entre outras. Além disso, o médico também pode analisar:

  • As partes do corpo que apresentam dor
  • Forma, o revestimento e a cor da língua
  • Cor do rosto
  • Força, ritmo e qualidade do pulso

Essa avaliação pode demorar até 1 hora.

Como ocorre a seção de acupuntura

Os pontos de acupuntura estão situados em todas as partes do corpo. Por vezes, esses pontos específicos estão distantes da região em que se localiza a dor. O médico irá lhe informar a localização geral do tratamento planejado. O paciente deve-se deitar em uma mesa ou maca e o tratamento tem início.

Inserção da Agulha

As agulhas de acupuntura são muito finas, quando ocorre a introdução é comum sentir um pouco de desconforto. Geralmente são utilizadas de cinco a 20 agulhas em um tratamento corriqueiro. É também normal sentir uma dor intensa quando a agulha alcança a profundidade exata.

Manipulação da Agulha

O médico pode mover ou rodar delicadamente as agulhas depois de terem sido inseridas. Outro método é o emprego de calor ou de impulsos elétricos suaves diretamente nas agulhas.

Remoção da Agulha

Normalmente as agulhas devem ficar no local de 10 a 20 minutos, e enquanto isso, o paciente deve manter-se relaxado. Quando as agulhas forem retiradas, não é comum continuar sentindo desconforto, caso ocorra, informe ao médico. Após a remoção das agulhas, o médico deve descartá-las e não devem ser reutilizadas, já que podem administrar infecções.

Após a seção de acupuntura

Algumas pessoas se sentem relaxadas enquanto outras se sentem vigorosas após uma seção de acupuntura. Mas nem sempre o tratamento é eficiente para todas as pessoas. Caso os sintomas não melhorarem em algumas semanas, suspenda o tratamento.

Acupuncture needle

Benefícios da Acupuntura

Os benefícios do tratamento de acupuntura podem ocorrer de formas diferentes para cada pessoa. Mas a grande maioria acredita que é um recurso útil para controlar a dor e tratar diversos problemas e enfermidades. Consulte seu médico para saber mais.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.