Reverter Diabetes

AIDS

Saiba as Causas, Sintomas, Tratamentos e as Formas de Prevenção

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

A Síndrome de Imunodeficiência, mais conhecida como AIDS no Brasil, é uma doença sexualmente transmissível e causada pelo vírus HIV, que ataca principalmente o sistema imunológico, multiplicando os microorganismos, e rompendo os linfócitos, destruindo assim todas as células de defesa do organismo, o que gera um aumento da infecção pelo corpo do infectado e deixando ele mais vulnerável a diversas doenças, como tumores e tuberculose.

aids

Principais Sintomas

Os principais sintomas mais observados da doença pelos médicos são: manchas avermelhadas, perda de peso, cansaço excessivo, fraqueza e falta de apetite, dores musculares, febre, tosse prolongada, erupções sobre a pele, diarreia e vômitos constantes, dores de cabeça, sensibilidade à luz e até Candidíase oral (infecção fúngica o famoso “sapinho”), e podem aparecer após dez ou mais anos de contaminação.

Como se Prevenir

O uso do preservativo nas relações sexuais é a melhor forma para se prevenir do vírus, além de, nunca utilizar seringas que não sejam descartáveis e sempre que tiver quaisquer sintomas de infecção, faça o teste Elisa.

Tratamento

O departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (www.aids.gov.br), é o responsável pelo tratamento de doenças sexualmente transmissíveis aqui no Brasil. Eles disponibilizam todos os medicamentos que são totalmente acompanhados por médicos, pois o uso irregular dos antibióticos, podem fazer aumentar a resistência do vírus.

Os medicamentos mais utilizados são chamados de antirretrovirais, e eles têm a função de impedir que o vírus se espalhe pelo corpo. Para combater a AIDS os médicos utilizam pelo menos 3 medicamentos combinados entre si, e mesmo com fortes efeitos colaterais, como aparecimento de diabetes, problemas nos ossos, rins, dores e vômitos, o paciente aumenta a qualidade de vida, mas precisa seguir corretamente as recomendações. Os antirretrovirais utilizados são o ITRN, que impede a infecção do organismo, o ITRNN, que possui a mesma função de impedir a evolução da AIDS, o IP, que impede a clivagem da protease e os inibidores do HIV e da fusão, que impedem a entrada do material genético, pelo mesmo canal do vírus.

hiv

Considerações Finais

Existem diversas formas de contágio do vírus, mas todas elas têm ligação com o contato direto com os fluidos corporais, seja através de sangue, agulhas contaminadas, sexo sem proteção adequada, sêmen e até com leite materno, onde a mãe infectada passa o vírus para o bebê, por isso a importância de em qualquer sinal da doença buscar um especialista, que ira examinar o seu sangue e organismo, além de sempre utilizar preservativo nas relações sexuais.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.