Alergia na Pele

Saiba como se manifesta e quais as alergias mais comuns

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

As alergias na pele são muito desagradáveis, os sintomas sentido com a alergia são incômodos deixando o individuo irritadiço. Geralmente essas reações afetam crianças, grávidas e idosos, mas qualquer pessoa pode ser acometida pela alergia na pele. Entenda mais sobre as alergias na pele, como evitá-las  e o melhor tratamento para cada tipo de alergia.

Como se manifesta

alergia

A alergia na pele pode se manifestar de diversas formas, mas ocorre após a administração de alguma substância no organismo ou por picadas de insetos causando coceira, vermelhidão, inchaço e até descamação e formação de pus e bolhas em alguns casos. Ao perceber quaisquer sintomas de desconforto busque o especialista dermatológico que poderá auxiliar no melhor tratamento com aplicação de anti-histaminicos, corticóides e até mesmo vacinas com o veneno do inseto para combater a infamação.

Alergias mais comuns

As alergias são inúmeras, mas as mais comuns originam-se das picadas de insetos que podem ser os aqueles que encontramos facilmente como formigas, vespas, abelhas,  borrachudos,  pernilongos e entre outros. Assim como a ingestão de alguns alimentos e medicação que também podem causar as reações alérgicas, e o contato com plantas, pelos de animais, tecidos, ácaros, pólen e entre outras substâncias que também traz esse desconforto e manifestação na pele.  Entre os sintomas mais clássicos estão a coceira, a vermelhidão, a descamação da pele, o surgimento de bolhas brancas ou até mesmo o surgimento de pus na região afetada pela alergia.

Como tratar

Após sentir as reações, o paciente deve procurar um médico para tentar auxiliá-lo no melhor tratamento e diagnóstico. E, juntamente com o médico é feito um relato para tentar identificar a rotina o que ocasionou a alergia. No entanto, há casos em que é possível realizar exames clínicos para comprovar qual o tipo de alergia e motivo. Entre os tratamentos indicados estão a aplicação de corticosteróides na pele ou por via oral, antihistamínicos para aliviar os sintomas como erupções na pele seguidas de urticárias e entre outros.

Sempre que for realizar qualquer tratamento ou administração certifique-se de que não está ingerindo nenhum dos compostos medicamentosos ou alimentos que podem causar as reações na pele manifestando a alergia. Caso a alergia seja a algum medicamento, avise sempre aos especialistas médicos, como os dentistas, que sofre de alergia a medicação. Caso seja a alergia de alimentos, a mesma coisa, avise todos. O ideal é que toda a família saiba, assim como amigos, caso o paciente esteja desacordado, assim evitará danos graves a sua saúde.

Outro método simples para realizar o tratamento quando a alergia na pele é causada pela picada do inseto é a higienização da área afetada com sabão neutro e água corrente, se permanecer inchado, faça compressa com gelo. Mas se não reduzir os sintomas, busque ajuda do especialista que em muitos casos irá receitar vacinas com o veneno do inseto que vão criar anticorpos, que irão bloquear os sintomas. Ou ainda através da imunoterapia também e dos aniti-histamínicos e corticosteróides para reduzir o desconforto, que podem ser administrados via oral ou aplicação na pele.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.