Reverter Diabetes

Alimentação para o Inverno

É possível se alimentar saudavelmente mesmo no inverno. Para isso, siga as dicas abaixo e se aqueça com alimentos ricos em nutrientes essenciais para o organismo na estação mais fria do ano.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

Mesmo que tenha menos alimentos de época no inverno do que no verão, é possível encontrar alguns provimentos excelentes durante esta estação. Confira a lista abaixo para uma ótima alimentação no inverno.

Romã

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As sementes da romã são grandes fontes de polifenóis, que são compostos químicos vegetais atuantes no combate à inflamação. Essa ação anti-inflamatória da fruta a torna essencial para ser consumida no inverno, época em que é mais comum contrair uma gripe ou resfriado.

Misture as sementes com aveia e um pouco de mel, para dar mais sabor, ou faça sucos naturais utilizando a romã e demais frutas.

Couve de Bruxelas

A couve de Bruxelas é repleta de fitonutrientes, que têm como papel aumentar a defesa natural do organismo contra doenças, incluindo o câncer. Além disso, a hortaliça dispõe de uma substância chamada sulforafano, que tem o poder de desintoxicar o organismo.

Para consumir a couve de Bruxelas, basta remover a camada externa das folhas, cortar os talos e temperar com azeite de oliva e sal a gosto. Depois leve ao forno e deixe assar até que a verdura doure bem.

Caqui

As propriedades antioxidantes presentes no caqui podem auxiliar no controle da diabetes e restaurar, aos poucos, o dano celular causado pela doença se consumido regularmente. Além disso, a fruta é rica em vitaminas E e C, responsáveis por ajudar na defesa e na manutenção do funcionamento do organismo.

O caqui pode ser um ingrediente em doces, sucos e até mesmo saladas.

Alho-poró

Assim como o alho comum e suas variedades, o alho-poró possui benefícios para a saúde, já que conta como um agente anti-inflamatório, combatendo gripes, resfriados e age na má digestão, e previne a pressão alta e arteriosclerose. Ele também é repleto de fibras, minerais e vitaminas.

O alho-poró pode ser utilizado em sopas e com arroz, pois dá um sabor especial à comida.

Kiwi

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O kiwi pode ser considerado uma super fruta já que é composto por vitaminas A, C, E e B6, além de nutrientes como a niacina, magnésio, fosfato, cobra, potássio e fibras. É ótimo para ser agregado a dietas de emagrecimento, pois tem poucas calorias, e nenhum nível de colesterol. E os benefícios dessa fruta não param por ai! O kiwi também concentra efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, anticancerígenos e também laxativos, sendo ideal para quem sofre do problema de prisão de ventre.

Consuma a fruta naturalmente, apenas retirando a sua casca. Também pode ser utilizada em saladas, doces e com iogurtes.

Beterraba

A beterraba é um alimento bem versátil, já que dá para usá-la em sopas, caldos, saladas, doces e em sucos. Ela é rica em um tipo de açúcar bom para o organismo, além de proteínas, vitaminas A, C e do complexo B, e diversos minerais.

O legume também é um ótimo aliado nas dietas, pois é consistente em proteínas, o que quer dizer que alimenta, fortalece e sacia, fazendo com que seja possível comer menos e com poucas calorias.

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