Apendicectomia

Saiba o que é a apendicectomia e quando é necessário recorrer a este procedimento cirúrgico

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Procedimentos Cirúrgicos

Diminuidor

A saúde é algo muito sério. Devemos sempre estar alertas aos primeiros sinais que o nosso organismo envia para dizer se está ou não tudo bem com nosso corpo e mente. Quando algo não vai bem, muita das vezes, nosso próprio organismos emite mensagens através de dores e sintomas diversos. Esses sinais são enviados para que prestemos bastante atenção para tomar a medida correta para sanar o problema. Algumas das dicas de que algo não está bem, por exemplo, é o caso da apendicite, que causa dores leves e começam aumentar para informar que o apêndice está inflamado e vai mal.

luva cirúrgica

O que é apendicectomia

Mas com o avanço da medicina, hoje em dia muitas doenças podem ser tratadas de forma rápida e segura. Como a apendicectomia, que nada mais é que um procedimento cirúrgico necessário quando o apêndice, localizado no inicio do intestino grosso inflama, causando dores intensas em volta do umbigo, acompanhado por náusea, vômitos, febre e, em alguns casos, redução do apetite.

Essa inflamação ocorre, na maioria das vezes, por conta de fezes que ficam travadas no apêndice, objetos estranhos e, até mesmo tumores. O grande agravante desta doença, é que ela começa silenciosa, há casos, que é difícil perceber o problema, principalmente em crianças menores, em idosos e em mulheres com idade reprodutiva. Mas o apendicite é uma doença muito comum nos dias atuais e possui tratamento, através da apendicectomia.

Como é o procedimento

O procedimento cirúrgico chamado apendicectomia, quando há a inflamação do apêndice, também conhecido como apendicite, e é realizado após exames clínicos que comprove a existência da doença. O apêndice é removido, após a remoção é feita análise no abdômen do paciente para constatar quais as causas da dor e da doença. O exame para análise é realizado com tomografia computadorizada. E a retirada nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, é feita de maneira simples e rápida.

marca de apendicectomia

Em que casos é indicado

A apendicectomia é indicada em caso de confirmação do rompimento do apêndice e, consequentemente, sua inflamação. Alguns dos sintomas que indica a necessidade da cirurgia, que será comprovada apenas pelo especialista são: calafrios, dores abdominais, diarréia, febre, vômitos, constipação e entre outros. Mas caso o apêndice se rompa antes de ser retirado, o paciente também se recupera, no entanto, de maneira lenta.

Mas ficará bem também, porém, nestes casos, é possível que o paciente desenvolva um abscesso ou outras complicações. Por este motivo, é importante o acompanhamento médico. Esteja sempre alerta e consulte um especialista periodicamente para saber como anda a saúde e evitar doenças como essas.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.