Atividades de Relaxamento para Gestantes

É comum durante a gravidez que a mulher se sinta meio indisposta, estressada ou inquieta. Como modo de solucionar esses desconfortos, segue uma lista sobre formas de relaxamento para gestantes. Confira!

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

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Ansiedade, tensão, cansaço, estresse, entre outros tantos motivos podem tirar o sono de uma mulher grávida. Para isso, confira algumas técnicas práticas e rápidas para manter os ânimos calmos e relaxar a mente e corpo.

pilates gestacional

Ioga e alongamento

As práticas de ioga e alongamento podem ajudar a mulher grávida a relaxar, mas é importante perguntar ao médico se é possível enquadrar as atividades ao pré-natal.

Muitas academias, ginásios e clubes oferecem aulas de ioga e alongamento, e alguns, inclusive, são especialmente desenvolvidos para gestantes. Informe-se no seu bairro onde encontrar o melhor lugar para pôr em prática as habilidades.

Também é possível criar a sua própria rotina de alongamento através de movimentos práticos que envolvem ombros e pescoço, panturrilhas e tendões, e cintura e costas. Suavemente estique os músculos durante o dia, quando acordar, ou, antes de dormir, o que pode tornar o seu sono mais agradável.

A única observação é que não se deve se exercitar muito próxima a hora de dormir.

Massagem

A massagem auxilia a atenuar a tensão e exaustão dos músculos, sendo um excelente método para relaxar. Se for procurar por um massagista profissional, confirme se o terapeuta possui experiência no tratamento de mulheres gestantes ou se usa uma mesa planejada para essa finalidade.

No entanto, se estiver longe do seu orçamento conseguir pagar por um massagista, tente você mesma ou peça para alguém lhe ajudar a massagear os pés, mãos, pescoço, costas, e qualquer outro local do corpo que esteja tenso.

yoga para gestantes

Respiração profunda

Respirar de modo profundo e rítmico pode amenizar a tensão muscular, relaxar o corpo e a mente e dormir tranquilamente.

Para isso, deite-se num colchonete em na cama de costas para o chão e com as pernas estendidas. Se você estiver com mais de 4 meses de gravidez, prefira deitar-se de lado ou apoiar-se em um travesseiro nas costas ou no meio das pernas. Feche a boca e inspire vagarosamente pelo nariz, fazendo com que seu peito se amplie e você sinta os pulmões repletos de ar. Continue na posição por mais uns segundos e expire o ar pelo nariz, após 4 segundos.

Relaxamento muscular progressivo

Quando predominar este procedimento de respiração profunda simples, você já pode começar a relaxar os músculos por meio de outra técnica básica.

Deite-se na cama ou em um colchonete, e concentre-se em conjunto de músculos no mesmo momento e alterne entre os lados direito e esquerdo. Comece contraindo os músculos da mão e do antebraço, na sequência, faça igual com os músculos do braço, rosto e mandíbula, ombros e costas, depois das coxas até localizar os pés. Segure a contração por 10 segundos, inspirando profundamente pelo nariz. Solte o ar e relaxe os músculos. Faça o mesmo do outro lado.

Relaxamento mental

O relaxamento através da imaginação conduzida acalma a mente ansiosa e ajuda a atingir um sono profundo.

Quando for se deitar para dormir, feche os olhos e imagine-se em um local pacífico e agradável. Por exemplo: andando num campo repleto de flores numa tarde de domingo e sentindo a brisa do vento bater em seu rosto, de repente o sol começa a se pôr, e se forma uma linda paisagem alaranjada e cheia de nuvens flutuantes. Imagine a sensação do vento batendo em seu rosto ao assistir pleno espetáculo da natureza que te encherá de paz e sentimentos bons. Depois fantasie todos os elementos da cena, como os cheiros, sons, sensações, sabores e texturas em volta de você.

Se não for possível criar uma cena, então se concentre numa imagem, numa cena de filme ou fotografia, ou mesmo num momento que você já passou e lhe traga boas lembranças. Pense em nos sentimentos bons que esta imagem lhe traz e encha-se de paz para dormir bem.

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