Bicho-geográfico

Bicho-geográfico é uma doença causada pela penetração de larvas contidas nas fezes de cães e gatos na pele de adultos e crianças. Entenda melhor como a larva parasita se manifesta e o que é

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

Conhecida popularmente como bicho-geográfico, a larva migrans cutânea é transmitida através das fezes de cães e gatos, que ficam expostos nas areias, parques e quintais das residências. Os ovos do bicho-geográfico são eliminados junto com as fezes dos animais e, quando em contato direto com o calor e umidade, evolui de forma rápida atacando a pele  de adultos e crianças que são infectados. A contaminação pelas larvas do bicho-geográfico ocorre com mais incidência nos países tropicais devido o clima quente e úmido dos locais que auxiliam para sua evolução.

fezes transmissoras de bicho geográfico

Sintomas

As pessoas contaminadas com o bicho-geográfico apresentam sintomas clássicos como inchaço, inflamações nas regiões afetadas, coceira acompanhada de manchas avermelhadas e infecções. Mas uma das características mais fortes da transmissão pelo bicho-geográfico está o aparecimento de desenho de um mapa nas regiões do corpo que ficam em contato com o solo com maior frequência como os pés, as costas e mãos.

Apesar dessas serem as regiões do corpo mais propícias a contaminação, as larvas podem entrar em qualquer parte do corpo. Ao penetrar na pele, o bicho-geográfico se movimenta rapidamente no tecido subcutâneo criando essa imagem semelhante aos riscos de um mapa, que causa irritabilidade na pessoa infectada.Em alguns casos, a larva do bicho-geográfico pode emitir substâncias tóxicas e nocivas, o que pode agravar o quadro, levando o paciente a ter alergias mais graves, acompanhadas de tosse e dificuldade de respirar.

Diagnóstico

O diagnóstico do bicho-geográfico é feito por meio de exame clinico e visual, de forma simples e rápida. Ao surgirem manchas desconhecidas no corpo o paciente deve procurar imediatamente o médico de sua confiança, para que esse possa observar se há a contaminação pela larva do bicho-geográfico e indicar o melhor tratamento.

Prevenção

Para evitar o contagio por meio do parasita causador o bicho-geográfico as pessoas devem ficar atentas a higienização dos locais com mais foco de infecção: parques, areias da praia e quintais. Além disso, deve evitar andar descalço em lugares onde cães e gatos dejetam suas fezes, assim como, levar os pets no veterinário para que este avalie o animal. Outra forma de prevenir a contaminação é incentivando as pessoas que passeiam com os seus animais de estimação a recolher as fezes e exigindo do município limpeza adequada das ruas, praias e parques.

pé com bicho geográfico

Tratamento

O tratamento contra o bicho-geográfico é realizado com a aplicação de medicamento via oral e local. As pomadas são especificas para o combate do parasita.  Porém, uma outra forma de aliviar a coceira  causada pela infecção é fazendo compressas de gelo nas regiões afetadas. A cura não é de imediato, mas quando percebida a contaminação e logo tratado, o bicho-geográfico morre e não espalha para outras partes do corpo. O tratamento deve ser feito corretamente para eliminar o parasita e evitar que se espalhe levando o paciente a infecções mais graves na cutis, que são provocadas com o ato de coçar.

Diminuidor

26 comentários

  1. Gabriel Viana (12/12/2013)

    adorei tudo que vocês falaram sobre o bicho geográfico, ajudou muito.

  2. ROBERTO V. SCATOLIN (07/03/2014)

    BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER COMO SE TRATA UM LOCAL INFECTADO POR OVOS DO PARASITA ( BICHO GEOGRAFICO ),COM FOGO? POIS ESTAMOS DESESPERADOS COM TAMANHA CONTAMINAÇÃO NO NOSSO MEIO SOCIAL, ME AJUDEM POR FAVOR

    • daltro moraes (16/09/2015)

      fiz um tratamento com uma pomada a base de tiabendazol, e deu certo.

  3. Luane Mendeiros (02/04/2014)

    Adorei me ajudou muito a terminar meu trabalho!!!

    • sabrina (24/09/2015)

      muito obrigado ajudar a terminar o meu trabalho da escola

  4. Leticia Sanches (24/04/2014)

    adorei conseguir terminar meu trabalho de ciencias

  5. Germano (28/04/2014)

    Blz, tratei de matar meu bicho com gelo e pomada Tiabendazol, e agora que ele morreu o que faço ? ele vai ficar no pé áté quando ?

  6. flaviane (09/06/2014)

    jogar cal na areia ajuda matar os parasitas

  7. febatista (20/07/2014)

    consegui terminar o meu trabalho de ciências

  8. lineu k de barros (12/10/2014)

    bixo geografico solta granulos qdo a pele seca e comicha. qdo seca a pele endurece comicha e solta granulos fica canaletas laterais doi arde. qdo hidratada sai granulos . me respondam

  9. valnei (17/02/2015)

    Boa noite
    eziste um produto que posso jogar na areia ( na quadra de areia )
    qual produto para controlar

  10. Carlos Cardos (17/03/2015)

    Gostei muito das informações

  11. thalita (21/03/2015)

    boa tarde………..eu tratei meu bicho geográfico com pomadas e muito gelo, é horrível, deve se tratado logo, pois arde muito e cossa, além de fica inflamado e cheio de bolhas, deve ir ao medico, pois existe pessoas que precisa de outro remédio mas forte

  12. talita (23/03/2015)

    boa noite, fui ao medico ele passou Tiabendazol. mas continuava a coçar achei que ia mata, uma senhora mim ensinou a usa o gelo, fiz 15 minutos, e parei fiz novamente, e foi assim que morreu, detalhe, usei uma meia, para não queima meu pé no gelo, mas depois a pessoa deve ir ao medico novamente

  13. cicero (13/06/2015)

    eu tenho esse bicho geografico na lingua há varios anos e não sei como acabar com isso alguém pode me dar uma solução, já fui em dermatologista e odontologista e nada posso fazer , vou conviver com esse bicho na minha lingua a vida inteira, é horrivel , se alguém tiver uma solução por favor me diz

  14. Chulanza (15/06/2015)

    Eu fiz e fungou muinto onbrigaderimos

  15. (03/09/2015)

    Gente, cortei o dedo do meu pé, e comecei a perceber que ele nunc sarava por si só, ao passar um tempo percebi q coçava muito e vi uns “caminhos” também, pois estou há um ano com isso no meu pé, eu tratava com pomada, parava, mas agora voltou mais forte. Ta dando umas bolinhas q coçam muuuito no meu pé e nas minhas mãos. tou passando gelo e tiabendazol solução espero q cure.

  16. karolyne (06/10/2015)

    A dorei pois facilitou eu terminar meu trabalho de ciências

  17. weslei (17/11/2015)

    credo

  18. neymar junior (17/11/2015)

    é bom o site

  19. Bruno (23/11/2015)

    Eu esterilizo uma agulha e tiro rapidinho, o que quero saber é o q jogar na área contaminada.

  20. Edmar Ceschim (01/12/2015)

    Amigo Cicero, O Melhor Remédio Para o Bicho Geografico é VINAGRE De Salada, Coloque 1 Copo De Vinagre Em 1 Litro D’gua, Depois Enche A Boca Dessa Mistura e Segura Na Boca,Vai Cosa Muito, Jogue Fora e Coloque Novamente Por Varis Vezes .
    ESTA RECEITA Serve Tambem Para Banhar PÉS e MÃOS.

  21. Clarice (20/12/15) (20/12/2015)

    Estou tratando do pé de minha neta com parasiticida via oral(ivermectina) e pomada de tiabendazol. |Aplicamos gelo e aliviou a coceira. O verme causa bolas e tem forma geográfica aparente. Minha neta de 12 anos submeteu ao tratamento fielmente pois já estava com convite para Balada Teen no final de semana. Já esta bem melhor a aparência da lesão.

  22. luis carlos (29/06/2016)

    Muito bom ter conhecimento dessa doença,pois nao sabia.

  23. luis carlos (29/06/2016)

    MUITO BOM SABER DESSA DOENÇA

  24. Andreza (10/08/2016)

    É comum pegar bicho geografico na vagina ?

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.