Câimbras

Entenda como prevenir e tratar as Cãibras

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Dores

Diminuidor

Muitas pessoas já sentiram Câimbra (também chamado de Cãibra, as duas formas estão corretas), seja fazendo exercícios, ou até mesmo sem fazer movimentos. A doença é um espasmo involuntário e súbito dos músculos que estão sobrecarregados ou quando tem falta de líquidos, cálcio, potássio e minerais dentro do organismo, onde a pessoa sente muita dor e paralisia naquele determinado local.

cãibra na perna

As Cãibras também podem ser causadas por: medicamentos, má circulação, alcoolismo, miopia, problema metabólico, Parkinson, desequilíbrios hormonais, insuficiência renal, ingo, baixas temperaturas, hipoglicemia, falta de magnésio no organismo, hipotireoidismo, varizes, eletricidade estática, diabete, falta de água no corpo (desidratação), falta das vitaminas B6, B5 e B1, anemia, excesso de exercício e até quando a pessoa está gestante.

As Cãibras podem ser causadas em diversos lugares do corpo como: mãos, pés, panturrilhas, abdômen e nos músculos da coxa.

Como Prevenir?

Muitos especialistas acreditam que as Cãibras não tem cura, mas com alguns cuidados diários como uma alimentação saudável e ingestão de pelo menos 2 litros de água diária, podemos prevenir de desenvolver as Câimbras. Os melhores cuidados são: tomar bastante líquido, principalmente se for praticar algum exercício, como fazer natação, musculação, corrida, ou até mesmo uma simples caminhada, faça também alongamentos, mesmo se for ficar na frente do computador, tenha uma alimentação balanceada, com frutas e verduras, uma dica é ter montar um prato com alimentos coloridos.

Os melhores alimentos são: o feijão, chá preto, cenoura, avelã, amendoim, abacate, leite, cereais, cana, brócolis, farinha de peixe, banana, carne seca, bacon, caldo de carne, azeitona, algas, presunto, mortadela, grão de bico, soja, gérmen de trigo e até amêndoa, pois são alimentos ricos em vitaminas e minerais como o magnésio, sódio, cálcio e potássio. Lembrando que eles devem ser ingeridas de uma maneira saudável, e equilibradas, garantindo assim um melhor aproveitamento do organismo.

Formas de Tratar

Quando as Cãibras atacam a melhor maneira de eliminar as dores que vem junto com ela é massagear com movimento circular não force a musculatura, relaxar e aquecer o local do corpo, lembrando que no caso de alongamento só deve ser feito após as dores terem passados, para não piorar o caso. Já utilizar medicamento muitas vezes não é necessário, e se as dores persistirem o ideal é procurar o médico e relatar todos os episódios, para ele te receitar o melhor tratamento.

Outra dica importante é ingerir água com sal e comer banana, isso ameniza a dor.

cãibra

Considerações Finais

Ter uma vida ativa e com alimentação saudável é essencial para evitar as dores causadas pelas Cãibras, lembrando que sempre respeitando os limites do seu corpo, e não ultrapassando, como correr, natação ou fazer musculação durante horas, pois tudo em excesso ou em falta prejudica o nosso corpo, o ideal é saber chegar ao seu equilíbrio.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.