Catapora

Catapora é um vírus profundamente contagioso, sendo mais recorrente entre crianças do que na fase adulta. Confira a seguir mais informações.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção de trato viral que causa bolhas que coçam por toda a pele. Esse vírus é fortemente contagioso para quem nunca teve o problema ou não se vacinou contra ele. Antes de existir o antídoto para a catapora, a maioria das pessoas foi infectada até chegar à idade adulta, muitas vezes com complicações graves. Atualmente, as ocorrências e internações devido ao vírus diminuíram.

sintomas de catapora

A infecção da catapora perdura geralmente por cerca de 10 dias. Quando a bolha da varicela surge, ela passa por três etapas, são elas:

  • Inchaço com vermelhidão (pápulas) que romper ao longo de alguns dias
  • Bolhas repletas de líquidos (vesículas) formadas por meio das colisões que surgem enquanto um dia antes de romper e vazar
  • Descamação e crostas que recobrem as bolhas rompidas e perduram por mais alguns dias

Outras colisões continuam a surgir durante vários dias. Como consequência, pode ocorrer a três fases das erupções – inchaço, bolha e lesão – simultaneamente no segundo dia de erupção. Quando um indivíduo é infectado, pode transmitir a varicela por até 2 dois antes de aparecer uma erupção.

A catapora costuma ser leve nas crianças de imunidade saudável. No entanto, podem vir a acontecer casos mais agressivos, no qual a erupção pode se espalhar por todo o corpo, provocando lesões nos olhos, na garganta e nas membranas mucosas da uretra, vagina e anus. Manchas novas continuam a eclodir durante alguns dias seguintes.

Sintomas

A principal evidência da varicela é a erupção cutânea que coça, mas também há outras que podem ocorrer:

  • Febre
  • Falta de apetite
  • Fadiga e mal estar
  • Dor na cabeça
  • Complicações Da Catapora
  • Podem ocorrer complicações graves da varicela, são elas:
  • Erupção que se alastra para um ou ambos os olhos
  • Colisão avermelhada, quente ou concursa, informando que uma infecção bactéria pode ter ocorrido
  • Sintomas de tontura, enjoo, desorientação, dificuldade em respirar, taquicardia, falta de coordenação muscular, tosse forte, rigidez de nuca, vômito ou febre de 39ºC ou mais.

Tratamento

O tratamento é dado por anti-histamínicos para atenuar os sintomas de coceira para pessoas saudáveis que não apresentaram complicações graves.

Caso ocorra o agravamento da doença, o médico pode indicar remédios para diminuir a duração de infecção e aliviar o risco de complicação da varicela.

criança com catapora

Para os grupos de altos riscos, o profissional de saúde pode prescrever um remédio antiviral, como o que recebe o nome de imunoglobulina intravenosa (IGIV). Os medicamentos para combater a infecção apresentam êxito quando consumido em até 24 horas depois do surgimento da primeira erupção. O médico também pode indicar ao paciente que administre a injeção de vacina contra a catapora após o contágio com o vírus. Esta ação pode ajudar a prevenir a doença ou amenizar as complicações.

Fatores De Risco

A catapora, que ocorre por conta do vírus chamado varicela-zoster, é intensamente contagiosa e pode se espalhar muito facilmente. O vírus é transmitido através do contato direto com a colisão ou por meio do ar, quando alguém infectado tosse ou espirra. Os fatores de risco atribuídos ao contágio à varicela são:

  • Nunca ter sido infectado pelo vírus da catapora
  • Não ter sido vacinado contra a praga
  • Conviver com crianças (mais propensas a contraírem a doença)
Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.