Catarata

Catarata é uma deficiência na vista que pode tanto não resultar em nenhum dano, quanto pode prejudicar a vista gravemente. Conheça mais sobre o problema.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

A catarata é quando a lente clara do olho se torna opaca, como se estivesse vendo através de uma janela esfumaçada, com o tempo sempre nublado. Quem tem a visão embaçada causada pela catarata pode apresentar mais dificuldade em ler, dirigir um carro ou enxergar expressões faciais.

Grande parte das ocorrências de catarata se desenvolve aos poucos e não interferem na visão desde o começo. No entanto, com o passar do tempo, o problema passa a prejudicar a vista de quem possui catarata.

cirurgia de catarata

A princípio, alguns métodos podem ajudar a lidar com a catarata, como a forte iluminação e o uso de óculos de grau. Entretanto, se a doença começar a intervir nas atividades de rotina de um indivíduo, a cirurgia se torna uma opção necessária. Para todos os fins, atualmente a cirurgia de catarata é considerada um procedimento eficiente e seguro.

Sintomas Da Catarata

  • Visão nublada, escura ou turva.
  • Visão noturna deficiente, que vai piorando com o passar do tempo.
  • Sensibilidade à luz
  • Enxergar pontos pretos ou brilhos desfocados em torno das luzes
  • Alterações frequentes no grau dos óculos ou lentes de contato
  • Amarelecimento ou esmorecimento das cores
  • Visão duplicada em um dos olhos

Quando visitar um médico ou oftalmologista

Marque uma visita para um exame de vista caso presencie alguma mudança na sua visão. Caso venha a desenvolver alterações visuais imediatas, como a presença de manchas ou visão duplicada, consulte o especialista imediatamente.

Causas Da Catarata

olho

A maioria das cataratas se desenvolve conforme o envelhecimento ou a ocorrência de alterações de lesão no tecido que compõe a lente natural dos olhos. Certas cataratas são geradas através de deficiências genéticas hereditárias.

Tipos de cataratas

  • Catarata nuclear. Também conhecida como catarata que afeta o centro cristalino dos olhos, esse problema pode tornar um individuo míope ou mesmo aplicar uma melhoria temporária na visão. Porém, com o passar do tempo, a lente transforma-se lentamente mais amarelada ou embaçada, prejudicando a vista. Esse tipo de catarata, muitas vezes, é responsável pelo surgimento de imagens duplicadas ou múltiplas na visão. Conforme a deficiência se desenvolve, a lente de um indivíduo com este problema pode se tornar marrom.
  • Catarata cortical. A catarata que atinge as bordas da lente se inicia apresentando o esbranquiçamento, opacificação em formato de cunha ou listras na borda exterior ao córtex da lente.  À medida que o problema progride, as estrias aumentam até alcançar o centro, o que passa a interferir com a passagem de luz através da lente.
  • Catarata subcapsular posterior. Essa catarata afeta a parte de trás da lente e se inicia em uma minúscula região à direta, no acesso da luz à retina. Esse tipo de catarata prejudica a visão de leitura e gera o ofuscamento ou halos em volta das luzes.
  • Catarata congênita. Esse é o caso de pessoas que nascem com a deficiência ou a desenvolvem enquanto crianças. Isso pode ocorrer quando a mãe contrai uma infecção durante a gestação, ou é proveniente de uma síndrome hereditária. Esse tipo de catarata nem sempre pode interferir na visão.
Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.