Choque Anafilático

Saiba o que é o choque anafilático e como evitá-lo

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

O choque anafilático nada mais é que uma reação alérgica decorrente de algum contato com insetos, alimentos ou a medicamentos que podem afetar o organismo todo de forma drástica, causando inchaço e obstruindo as vias aéreas e, podendo levar até a morte. Por isso, fiquem atentos e ao perceber qualquer reação busque ajuda medica.

Geralmente, o choque anafilático ocorre em indivíduos que já possuem certa sensibilidade à exposição de substâncias que causam certos tipos de alergia. Substâncias contidas em medicamentos, determinados tipos de flores ou alimentos e picadas ou contato com insetos são os principais alérgenos que podem causar a doença. Pacientes que possuem asma também estão na faixa de pacientes propensos a sofrer com a anafilaxia.

choque

Como se manifesta o choque anafilático

São diversos os sintomas do choque anafilático, mas dentre os mais comuns estão a dificuldade em respirar acompanhado de chiado, além de sudorese, a pele fica pálida e fria. Já o pulso fica com batimentos rápidos, a pele e o local afetado coçam e fica avermelhada e inchada ou com pus. Há também confusão mental, vômito, dor abdominal, queda de pressão e até desmaio. Ao surgir qualquer um desses sintomas após a pessoa ter ingerido alimento, medicação ou sido picado por algum inseto como abelha, borrachudo, vespa e formigas, procure um hospital e um especialista médico para auxiliar no melhor tratamento e diagnóstico.

Como tratar o choque anafilático

A melhor forma e evitar o contato e ingestão com os compostos alérgicos que podem causar as reações. No entanto, no caso dos insetos, se não houver como evitar, busque ajuda médica imediatamente aos primeiros sinais do choque anafilático. Geralmente é aplicada uma injeção intravenosa para tratar o paciente, além de oxigênio para ajudá-lo a respirar. Em alguns casos, a garganta acaba fechando e, é necessário realizar uma cricotireotomia, um procedimento cirúrgico para ajudar a respirar. Além disso, é preciso mantê-lo em observação para diagnosticar e tratar. Assim que for percebido algum sintoma como a picada de inseto, o ideal é que se lave a área com água corrente, sabão neutro e faça compressa com gelo para reduzir o inchaço, vermelhidão e coceira.

Como evitar o choque anafilático

Para a prevenção, deve-se evitar o consumo de alimentos ou medicamentos que causam a alergia no paciente. É necessário, portanto, que o individuo tenha conhecimento dos alimentos, substâncias ou medicamentos que podem causar a alergia, e, assim, evitar as reações como o choque anafilático.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.