Cirurgia Cardíaca

Saiba quando é necessária a cirurgia cardíaca e como evitar o procedimento

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

Diminuidor

Com a correria do dia a dia, o estresse e muitos afazeres muitas pessoas acabam esquecendo e não dando a devida atenção para cuidados básicos como a alimentação e a saúde. Mas esse descuido pode acarretar problemas muito graves como estresse, depressão e problemas cardíacos sérios, que só devem ser solucionados com procedimento cirúrgico. Saiba quando a cirurgia cardíaca é necessária.

complicação cardíaca

O que é a cirurgia cardíaca

A cirurgia cardíaca nada mais é que uma intervenção para recuperar a saúde do seu coração, reparando danos no órgão ou nas artérias ligadas ao coração. O método pode ser realizado em qualquer pessoa, de qualquer sexo ou idade, até mesmo em bebês, que podem nascer com alguma deficiência e é feita a correção logo após o seu nasciemto. No entanto, as complicações tornam-se maiores em idosos, pois são mais frágeis ao trauma cardíaco. Por isso, o paciente deve ter acompanhamento médico em casos de problemas na família e fazer exames periodicamente para saber como anda a sua saúde.

Como é o procedimento

O procedimento cirúrgico é realizado por um cirurgião com acompanhamento de um cardiologista. Entre os tipos de cirurgia cardíaca realizadas até os dias atuais, podemos destacar a de correção de doenças da Artéria Aorta, de cardiopatias congênitas e de doenças valvares como a plastia ou troca de válvulas, além de pontes de safena e mamária, transplante cardíaco ou implante de marcapasso cardíaco, todos métodos invasivos.

Ao realizar qualquer um dos métodos citados, o paciente deve evitar por um período fazer esforços físicos no dia a dia como relações sexuais, dirigir, carregar peso, e, também, evitar dormir com a barriga para baixo, fumar, beber e entre outros cuidados necessários para sua melhora. Já o repouso, caminhadas leves ao longo do dia e colocar os pés para cima são permitidos para uma melhor recuperação do paciente cardíaco.

A recuperação pós cirúrgica é lenta, por isso o paciente deve ter paciência e seguir as orientações. Além disso, o paciente deve se submeter a tratamento de fisioterapia após a cirurgia e a alimentação também deve ter alguns cuidados, que serão orientados pelo médico especialista.

Em que casos é indicada

coração

A cirurgia cardíaca só em indicada quando há alguma cardiopatia congênita, insuficiência coronária e entre outros problemas que podem ser desencadeados pela genética ou não. Mas qualquer sinal de febre maior que 38°C, dor no peito, falta de ar, tontura, pernas inchadas acompanhadas de dores fortes, procure imediatamente um médico para que este possa avaliar o seu caso, se você realmente está evoluindo algum problema cardíaco que necessite de cirurgia cardíaca.

Fique atento e tome os cuidados necessários para evitar problemas cardíacos como ingerir alimentos ricos em gordura, evitar estresse e ter uma vida ativa e feliz praticando esporte e realizando atividades que te dão prazer.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.