Cirurgia Plástica de Orelha

Por que fazer a cirurgia plástica de orelha. Entenda e procure u especialista para avaliar o seu caso

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Procedimentos Cirúrgicos

Diminuidor

Quem é que já ouviu um amigo zombando do outro e o chamando de orelha de abano, ‘dumbo’ e outros, não é mesmo? Aposto que se não passou por isso, ou cometeu bullying com alguém ou conhece alguém que tenha feito. Todo mundo já viu algo deste nível acontecer na infância. Mas agora, ficará fácil entender o que é a cirurgia plástica de orelha.

equipe médica

O que é a cirurgia plástica de orelha

A cirurgia plástica de orelha ou otoplastia, que é ideal para a correção de defeitos na região. Um dos defeitos mais comum é o tal da orelha de abano. Mas há também deformidades como a ausência de partes da orelha ou total, assim como trauma e tumores na área do corpo. Geralmente, esse defeito surge por alterações no formato da cartilagem das orelhas e se apresenta logo no nascimento e vai evoluindo ou ao longo do desenvolvimento da criança.

Como é o procedimento

Primeiramente, o paciente deve se submeter a exames físicos e análise para detectar o tratamento que mais se adéqua ao individuo. Após verificações é feita a cirurgia plástica de orelha, para remodelar a cartilagem, raspagem e ressecção por uma incisão na área de trás da orelha. Mas atenção, tudo deve ser decidido juntamente com o paciente e seu especialista, para verificar se realmente é necessário.

Pois em alguns casos só é realizada se o paciente apresenta algum tipo de depressão ou auto estima baixa por conta deste defeito. Em alguns casos é imperceptível o defeito, mas mesmo assim o paciente insiste. É aplicada a anestesia local, acompanhada de sedação ou anestesia geral. Tudo deve ser definido com orientação do médico especialista.

Se realizado por um cirurgião profissional de confiança e que tenha antecedentes dele, com certeza a cirurgia será bem sucedida. Mas em alguns caso pode haverá um ligeira falta de simetria, isso, por conta da própria orelha do individuo que já sofre com essa diferença de uma orelha para outra. Aproveite que já sabe um pouco deste universos e procure um especialista de sua confiança para ver se realmente vale a pena o método.

plástica de orelha

Em que casos é indicada

O procedimento cirúrgico da região da orelha pode ser realizado em todos os homens e mulheres que não estão felizes com o visual da orelha ou que apresentam algum tipo de defeito na região. Além, é claro, de também ser indicada para crianças entre 6 e 8 anos, que possuam o defeito. Após ser realizada a cirurgia, que irá corrigir os danos, o paciente deve ter consciência dos cuidados do pós operatório e seguir as orientações de forma segura. Deve ser utilizada alguma touca para evitar contato com a região, traumatismos e fazer repouso. As cicatrizes na região da orelha são quase imperceptíveis, graças ao tipo de pele que é bem fina e, pela incisão ficar localizada atrás da orelha.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.