Colecistectomia

Saiba mais sobre a retirada da vesícula biliar

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Procedimentos Cirúrgicos

Diminuidor

Entenda quando é necessário recorrer colecistectomia, técnica que retira a pedra da vesícula biliar eliminando a inflamação na região, que é desobstruída para um melhor funcionamento da corrente sanguínea e dos órgãos. A pedra na vesícula é um problema sério que causa dores intensas na região do abdome. Além disso, milhares de pessoas acabam optando pelo procedimento invasivo para voltar a ter uma vida saudável e sem dores. Hoje, cerca de 10% da população já passou por este mal de inflamação do órgão. Saiba como evitar e entenda como funciona o procedimento.

O que é a Colecistectomia

A colecistectomia é um procedimento cirúrgico necessário para eliminar a colelitíase, também conhecida como pedra na vesícula. A inflamação causa desconforto imenso ao paciente que é acometido pelo infortúnio. São inúmeras as causas que podem acarretar o problema de pedra na vesícula, desde o jejum por períodos prolongados e, com freqüência, ou até mesmo a falta da dor no lado direito do abdome. Mas alguns casos, a dor pode vir acompanhada por cólicas fortes e perda de peso em um curto prazo de tempo. Além de náuseas e vômitos ao consumir alimentos gordurosos e entre outros.

exames radiografados

Como é o procedimento

O procedimento para verificar se há algum problema na vesícula biliar é feito basicamente por exames com imagens, como a ultrassonografia do abdome e outras avaliações clínicas. Ao ser detectada a pedra no canal da bile, é realizada a colecistectomia para a sua retirada de forma segura e eficiente.

Mas além da colecistectomia  ser indicada para este tratamento, pode ser realizadoa para outros problemas como colecistite aguda, câncer de vesícula biliar e cálculos de colédoco. O nosso organismo produz bile com freqüência, e, em alguns casos, o fluido se acumula dentro dos canais no intervalo das refeições, gerando uma pressão que ao entrar em contato com a parede muscular derrama bile no intestino de forma ruim, que pode afetar os órgãos e corrente sanguínea.

Em que casos é indicada

A colecistectomia é indicada em casos de cálculo na região do abdome que, após ser aplicada medicação,  não é eliminada totalmente deixando o individuo debilitado. Deixando um desconforto por fechar o canal da bile que dificulta as atividades básicas do dia a e causa muito desconforto. Em casos de infecção deste tipo, o paciente pode apresentar coloração amarelada da pele, já que a bile se mistura com o sangue causando esta mudança da cor da pele, além de escurecer a urina e deixar as fezes com um tom mais claro.

médicos

No entanto, há casos em que apenas o tratamento com medicação já é possível eliminar as pedras da vesícula biliar levando um alivio para a região do abdome. Mas atenção, em caso de optar pela medicação, esta deve ser seguida corretamente, para evitar a evolução da inflamação, pois acaba sendo mais longo. Por este motivo a ingestão do remédio deve ser respeitado os horários e dias.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.