Como Parar de Fumar

Que o fumo proporciona inúmeros riscos à saúde todo mundo sabe, mas por que é tão difícil parar? Confira abaixo algumas maneiras de largar este hábito e pare hoje mesmo de fumar!

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

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Fumar, com certeza, é um hábito que traz mais riscos e consequências maléficas do que benefícios. Isso todo mundo sabe. Além dos inúmeros problemas de saúde relacionados ao consumo do tabaco, ainda há o prejuízo para o bolso. Em média, um fumante comum, levando em consideração o valor do maço de cigarros (cerca de R$ 5,50) e o uso por dia (em média 1 maço), gasta aproximadamente R$ 165,00 por mês, o que leva a R$ 1.980,00 por ano. Ou seja, é um gasto absurdo para consumir algo que só faz mal para a saúde.

O que acontece é que o cigarro é uma droga que causa dependência, por isso a necessidade diária em consumi-lo. As substâncias presentes no cigarro o tornam reconfortantes para quem o fuma e causa o costume, por isso é tão difícil largá-lo. Para reverter este quadro, o fumante, antes de tudo, deve mudar a sua rotina. Confira a seguir alguns métodos para parar de fumar.

Por Que Você Gosta de Fumar?

parar de fumar

Faça uma lista de todas as razões que o levam a fumar, e os motivos que fazem você não gostar deste consumo, como intervenções na saúde, trabalho, família e convívio social. Se a sua lista apresentar um lado negativo que supere o positivo, você estará pronto para parar de fumar. Perceber que o mal que o tabaco promove a sua vida já é o começo para uma grande mudança.

Parar Não é Fácil

Depois, monte uma lista de por que desistir será difícil. Para cada motivo dessa lista, aponte um contraponto positivo, por exemplo, se um dos itens for: “A nicotina ajuda a aliviar com o estresse”, a alternativa pode ser fazer algo que também lhe ajude a relaxar: “Cinco minutos de caminhada também pode acalmar”. Quanto mais antecipadas forem as resoluções para cada motivo que poderá lhe fazer desistir de parar, mais as chances de obter sucesso.

Quando Parar

Escolha uma data para começar a cortar o hábito e escreva em um papel, como se fosse um contrato, e peça para uma testemunha confiável assinar. Pendure a folha num lugar visível, de preferência, em local que você poderá olhar todos os dias logo que acordar, ou, melhor, imprima o documento e carregue consigo como forma de lembrete.

Nesta mesma folha, você pode deixar a lista de pontos negativos do consumo de tabaco.

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Pare de Comprar Cigarros

Como você está para começar o plano para parar de fumar, vete também a compra para apenas um maço de cada vez. É importante lembrar que a melhor forma de abandonar o vício é largá-lo aos poucos, já que, se abster de uma vez fará com que você tenha mais chances de voltar a fumar quando um problema aparecer. Então, contenha-se e pacientemente vá deixando o vício de lado.

Jogue Fora Tudo o que Lembre o Vício

Quando finalmente a data para parar de fumar chegar, livre-se de tudo o que lembre o vício, como todos os acessórios de fumantes: bitucas, isqueiros, cinzeiros, caixas de fósforo, suporte para cigarro, entre outros.

Consulte um Psicólogo

Se você tiver a oportunidade de alinhar um tratamento psicológico, será muito melhor para o seu progresso quanto abandonar ao vício. Veja com o profissional quais as formas terapêuticas para auxiliar neste processo.

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1 comentário

  1. gi (11/06/2014)

    muito legal

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