Condiloma Acuminado

Condiloma acuminado é nome dado às verrugas genitais causadas pelo vírus do HPV, uma doença sexualmente transmissível. Entenda mais.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

Condiloma acuminado é a designação médica dada à conhecida verruga genital, que nada mais é do que uma doença sexualmente transmissível (DST) ocasionada pelo papiloma humano vírus (HPV). Essa verruga genital é uma condição que se desenvolve na vagina, pênis ou ânus.

transmissão por relações sexuais

Sintomas

A verruga genital geralmente não provoca muitos sintomas. Conforme seu crescimento, a pele pode apresentar coceira ou queimação. Se mais de uma verruga crescer no mesmo local, pode ser doloroso. O condiloma acuminado tem aparência plana ou em formato de cúpula, e pode ter a coloração rosa, vermelha ou marrom. Com o passar do tempo, pode se tornar maior e parecer com uma couve-flor. Além disso, as verrugas podem se apresentar úmidas e ásperas ao toque.

Fatores De Risco Do Condiloma Acuminado

A verruga genital é transmitida através do ato sexual oral, anal ou vaginal. A mulher também pode passá-la ao filho durante o parto. Confira abaixo os fatores de riscos relacionados à doença:

prevenção de condiloma

  • Idade. Pessoas sexualmente ativas entre as idades de 15 e 30 anos estão mais dispostas do que as outras a contraírem o condiloma acuminado.
  • Atividade sexual. Múltiplos parceiros sexuais e pouco ou nenhum uso de preservativo durante a atividade sexual.
  • Sistema imunológico enfraquecido. Outras DSTs, infecção por HIV, ser transplantado, ter recebido tratamentos para câncer, entre outras condições que podem afetar o sistema imunitário pode aumentar as chances.
  • Tabagismo. O fumo causa mudanças celulares do corpo, podendo torná-lo mais suscetível a contrair o HPV.

Diagnóstico Do Condiloma Acuminado

O condiloma acuminado pode ser diagnosticado a partir dos diversos exames a seguir:

  • Teste de ácido acético. Caso o paciente apresente alguma anormalidade que se assemelhe a uma verruga na região genital, o médico poderá aplicar uma solução à base de acido acético na área afetada, se for o caso de condiloma acuminado, a erupção se tornará esbranquiçada.
  • Biópsia. A biópsia é realizada por meio da remoção de uma pequena parte de uma ou mais verrugas que é enviada para o teste. Esse estudo irá determinar se as verrugas são condiloma acuminado e também servirá de base para o caso de outras doenças, como o câncer de colo de útero (em mulheres).
  • Papanicolau. O papanicolau é um exame muito comum entre as mulheres, e é através dele que é possível descobrir se há ou não a existência de HPV e câncer de colo de útero. É realizado por meio de uma amostra que o médico recolhe da região cervical da mulher.
  • Colposcopia. Este método é realizado através de um exame mais detalhado do colo e da vagina da paciente por meio de uma abertura com forte luz sobre o local.

Tratamentos Do Condiloma Acuminado

A verruga genital pode não precisar de tratamento dependendo do caso, já que pode se curar normalmente. Entretanto, pode acontecer da verruga se desenvolver em tamanho e em quantidade, necessitando de um tratamento mais detalhado. Confira abaixo as opções de tratamento para o condiloma acuminado.

Medicamentos

  • Imunomodulador. Indicado para fortalecer o sistema imunológico do paciente infectado e atacar diretamente o condiloma acuminado.
  • Antiproliferativo. Auxilia no combate a proliferação e no crescimento das verrugas genitais.
  • Antiviral. Remédio responsável em controlar o desenvolvimento do vírus.

Procedimentos médicos

  • Crioterapia. Faz uso de nitrogênio liquido para congelar e aniquilar a verruga genital.
  • Eletrocautério. Utiliza um aplicativo que emite uma sonda de calor que mata a verruga genital.
  • Cirurgia. Remove a verruga por verruga com ferramentas cirúrgicas como bisturi e tesouras.
  • Laser. Este método é mais utilizado em casos em que as verrugas genitais são maiores ou mais espessas. A remoção da erupção é feita por meio de um raio laser que aplica calor diretamente na verruga, removendo-a.
Diminuidor

23 comentários

  1. Viriato Manuel Gunza (28/07/2014)

    pretendo fazer um trabalho escolar

    • marcia (06/09/2016)

      tive condiloma, fui ao medico ele aplicou acido, já sumiu tudo, já faz 3 meses, tem algum perigo de eu passar pra outra pessoa ainda???

  2. Viriato Manuel Gunza (28/07/2014)

    Condiloma Acuminado

    Essas excrescências papilomatosas, pedunculadas ou sésseis, o- correm na vulva, falo, escroto, períneo, pele periretal e uretra. Podem ser lisas ou ter projeções digitais que tornam sua superfície áspera, daí o termo condiloma acuminado (condiloma, nós dos dedos; acuminado, apontado). As lesões individuais usualmente têm diâmetro entre 1 e 4 mm e altura entre 2 e 15 mm. As pápulas múltiplas podem confluir e formar placas ou massas multilobadas.

    Os condilomas usualmente são encarnados, mas podem ser hiperpigmentados ou eritematosos. As neoplasias penianas e vulvares intra-epiteliais, também chamadas papulose bowenóide, ocorrem com maior frequência em lesões hiperpigmentadas e podem ser dispersas entre os grupos de condiloma.

  3. EZEQUIEL DE OLIVEIRA (20/09/2014)

    VENHO A QUI AGRADECER A SAUDICAS PELAS EXCELENTES ESPLICASÕES REFERENTE AS MINHAS DUVIDAS.

  4. jean novak (13/10/2014)

    tambem existe uma ¨solucao oleosa de podofilina vinte e cinco por cento¨que é um acico para queimar a verruga.

  5. jean novak (13/10/2014)

    vulgarmente chamado de crista de galo pelos povos antigos,o condiloma acuminado hoje é conhecido como h.p.v.

  6. Samantha (24/10/2014)

    Me ajudou muito , tive um semeinario de ciências e isso me ajudou porque foi esse meu tema foi bastante dificil eu aprender mas conseguir e tirei a nota máxima que era 1 ponto .

  7. aureliano ramiro santos filho (15/12/2014)

    eu tenho condiloma acuminado e gostaria de saber qual o remedio que eu possa tomar ou passar para sumir isso de mim.

  8. Edinaldo Nicolau dos santos (30/05/2015)

    Gostaria de saber mais sobre tratamento condiloma pequenas verrugas.

  9. Fabiana (31/05/2015)

    O condiloma acuminada pode voltar em qualquer época da vida como o herpes?

  10. Familia Faquira de Machanga – Divinhe (25/06/2015)

    ajudem me todos os especialistas da medicina em medicamentos apropriados para a cura da condiloma acuminado. Por favor ajudem me, sou moçambicano da cidade da cidade da Beira.

  11. flavia (10/08/2015)

    eu gostei porque to fazendo pesquisa de trabalho.

  12. jojo (04/11/2015)

    o codiloma causa dores abdominais?

  13. jojo (04/11/2015)

    o codiloma causa dores abdominais ?

  14. Fernando Gusmão (12/11/2015)

    Eu tenho um amigo com condiloma acuminado e gostaria de saber qual o remédio que ele possa tomar ou passar para sumir, e, qual outro comprometimento pra ele se não for medicado, sabendo que ele é do “roção” interior de Minas Gerais. Sendo só para o momento agradeço desde já.

  15. tereza (23/11/2015)

    procure um medico,que ele vai te ajudar,não tenha vergonha e jamais tenha relação com quem quer que seja,sem o preservativo,p/ não contaminar outras pessoas e não pegar outras doenças mas graves.

  16. ricardo freitas (05/12/2015)

    gostaria de saberse no homem sai no anus o so no penis estou muito preocupado porque minha mulher tem condiloma no anus a dois meses atras so ficamos sabendo agora mais en meu penis nao tem nada

  17. Aurea Teresinha Trierweiler (18/12/2015)

    Estou há quase um ano fazendo tratamento e não vejo muitos resultados no tratamento. Sou obrigada a usar preservativo nas milhas relações sexuais, pois meu parceiro não gosta. E ele adora fazer sexo oral. Como faço para me livrar de vez desse problema. Aguardo resposta, obrigado, Maninha

  18. Neide (19/12/2015)

    Excelentes explicações.
    Ajudou muito.
    Obrigada

  19. alexandre (27/03/2016)

    ALEXANDRE
    Boa tarde! Gostaria maiores informaçôes sobre o Codiloma. Pode ser transmitido por ato sexual, oral, anal? Codiloma pode ser pego(por virus) de outra maneira ser ser atraves de relação sexual, anal ou oral. Quais as chances de se pegar codiloma de outa maneira

  20. jose (13/07/2016)

    essa HPV causa dores na bexiga e qual o melhor tratamento q tem so com o remédio e eficaz sinto muta dores perto de onde fiz uma gerrugia de hernia tem relação ou não

  21. INGRYD (10/08/2016)

    NOSSA ME AJUDOU MT

  22. bruna fernada (12/08/2016)

    gostaria de saber se depois que toma o remedio e faz o tratamento para tirar as verrugas ,elas podem aparecer novamente ? ou ela cura totalmente?

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.