Reverter Diabetes

Condiloma Acuminado

Condiloma acuminado é nome dado às verrugas genitais causadas pelo vírus do HPV, uma doença sexualmente transmissível. Entenda mais.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Condiloma acuminado é a designação médica dada à conhecida verruga genital, que nada mais é do que uma doença sexualmente transmissível (DST) ocasionada pelo papiloma humano vírus (HPV). Essa verruga genital é uma condição que se desenvolve na vagina, pênis ou ânus.

transmissão por relações sexuais

Sintomas

A verruga genital geralmente não provoca muitos sintomas. Conforme seu crescimento, a pele pode apresentar coceira ou queimação. Se mais de uma verruga crescer no mesmo local, pode ser doloroso. O condiloma acuminado tem aparência plana ou em formato de cúpula, e pode ter a coloração rosa, vermelha ou marrom. Com o passar do tempo, pode se tornar maior e parecer com uma couve-flor. Além disso, as verrugas podem se apresentar úmidas e ásperas ao toque.

Fatores De Risco Do Condiloma Acuminado

A verruga genital é transmitida através do ato sexual oral, anal ou vaginal. A mulher também pode passá-la ao filho durante o parto. Confira abaixo os fatores de riscos relacionados à doença:

prevenção de condiloma

  • Idade. Pessoas sexualmente ativas entre as idades de 15 e 30 anos estão mais dispostas do que as outras a contraírem o condiloma acuminado.
  • Atividade sexual. Múltiplos parceiros sexuais e pouco ou nenhum uso de preservativo durante a atividade sexual.
  • Sistema imunológico enfraquecido. Outras DSTs, infecção por HIV, ser transplantado, ter recebido tratamentos para câncer, entre outras condições que podem afetar o sistema imunitário pode aumentar as chances.
  • Tabagismo. O fumo causa mudanças celulares do corpo, podendo torná-lo mais suscetível a contrair o HPV.

Diagnóstico Do Condiloma Acuminado

O condiloma acuminado pode ser diagnosticado a partir dos diversos exames a seguir:

  • Teste de ácido acético. Caso o paciente apresente alguma anormalidade que se assemelhe a uma verruga na região genital, o médico poderá aplicar uma solução à base de acido acético na área afetada, se for o caso de condiloma acuminado, a erupção se tornará esbranquiçada.
  • Biópsia. A biópsia é realizada por meio da remoção de uma pequena parte de uma ou mais verrugas que é enviada para o teste. Esse estudo irá determinar se as verrugas são condiloma acuminado e também servirá de base para o caso de outras doenças, como o câncer de colo de útero (em mulheres).
  • Papanicolau. O papanicolau é um exame muito comum entre as mulheres, e é através dele que é possível descobrir se há ou não a existência de HPV e câncer de colo de útero. É realizado por meio de uma amostra que o médico recolhe da região cervical da mulher.
  • Colposcopia. Este método é realizado através de um exame mais detalhado do colo e da vagina da paciente por meio de uma abertura com forte luz sobre o local.

Tratamentos Do Condiloma Acuminado

A verruga genital pode não precisar de tratamento dependendo do caso, já que pode se curar normalmente. Entretanto, pode acontecer da verruga se desenvolver em tamanho e em quantidade, necessitando de um tratamento mais detalhado. Confira abaixo as opções de tratamento para o condiloma acuminado.

Medicamentos

  • Imunomodulador. Indicado para fortalecer o sistema imunológico do paciente infectado e atacar diretamente o condiloma acuminado.
  • Antiproliferativo. Auxilia no combate a proliferação e no crescimento das verrugas genitais.
  • Antiviral. Remédio responsável em controlar o desenvolvimento do vírus.

Procedimentos médicos

  • Crioterapia. Faz uso de nitrogênio liquido para congelar e aniquilar a verruga genital.
  • Eletrocautério. Utiliza um aplicativo que emite uma sonda de calor que mata a verruga genital.
  • Cirurgia. Remove a verruga por verruga com ferramentas cirúrgicas como bisturi e tesouras.
  • Laser. Este método é mais utilizado em casos em que as verrugas genitais são maiores ou mais espessas. A remoção da erupção é feita por meio de um raio laser que aplica calor diretamente na verruga, removendo-a.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.