Doenças Causadas por Protozoários

Conheça o que é e quais as principais doenças causadas por protozoários

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

As doenças causadas por parasitas protozoários se desenvolvem e se instalam principalmente em duas partes do corpo: no sangue ou no tubo digestivo. Porém, essas doenças também podem afetar a pele, o coração, órgãos genitais e até mesmo o sistema linfático do corpo humano. Em todos os casos os protozoários precisam de hospedeiros para se desenvolver e eles podem ser humanos ou animais. Um exemplo claro disso é o fato de que muitas doenças protozoárias são transmitidas para os seres humanos através do contato dele com fezes de animais, como cães e gatos, por exemplo.

Protozoários são seres unicelulares que possuem a capacidade de se deslocar pelo organismo e podem se encontrados no solo, na água, em outros seres vivos e até em insetos. Malária, amebíase, doença de chagas, giardíase, disenteria, toxoplasmose, tricomoníase e leishmaniose são alguns dos exemplos mais comuns de doenças causadas por seres protozoários.

doenças causadas por protozoários

Sintomas

A doença possui uma série variada de sintomas, de acordo com cada tipo de doença, mas no geral os pacientes acometidos e que servem de hospedeiros de protozoários podem sentir diarreia, perturbações do sistema nervoso e alucinações, lesões cutâneas, aparecimento de lesões e feridas nas mucosas, problemas hepáticos, dificuldade para respirar, corrimentos nos órgãos genitais e lesões cardíacas.

No caso da giardíase, um exemplo de doença causada por protozoários, os sintomas são dores abdominais, diarreia, gases, inchaço na região intestinal, dor de cabeça, perda de apetite, febre baixa, náusea, inchaço no abdome e vômitos.

Diagnóstico

Na maioria dos casos de doenças causadas por protozoários o diagnóstico é feito a partir de exames clínicos e laboratoriais. Exames de sangue, para a detecção do parasita na corrente sanguínea também é uma importante ferramenta no diagnóstico desse tipo de doença.

No caso da giardíase o diagnóstico seguro necessita ainda de coleta e exame de fezes para encontrar a presença do protozoário no organismo. No geral, o exame de análise sanguínea consegue detectar o protozoário para o direcionamento do melhor tip ode tratamento para cada caso.

protozoários

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir uma contaminação por protozoários é a higiene. Lavar bem os alimentos, evitar andar descalço ou levar a mão à boca sem antes higienizá-la e ferver ou filtrar a água do consumo são medidas simples que podem reduzir bastante os riscos de contaminação.

Em casos como o da doença de chagas, onde o protozoário é transmitido para o ser humano através do mosquito barbeiro, deve-se evitar qualquer tipo de contato com o inseto. Eliminar os transmissores pode ser uma alternativa para a prevenção contra a doença.

Tratamento

Na maioria dos casos de doenças causadas por protozoários o tratamento é feito com a ingestão de medicamentos contendo substâncias antibióticas. O tratamento é feito com base na destruição do parasita para evitar maiores complicações. Em todo os casos de doenças desse tipo deve se iniciar o tratamento imediatamente após o diagnóstico, já que a demora pode acarretar na evolução e multiplicação dos protozoários no organismo.

Diminuidor

12 comentários

  1. vitoria cristina ribeiro de sousa (02/05/2014)

    sintomas também poder se esse: Ulcerações intestinais, diarreia, enfraquecimento. inflamação do coração, inchaço do braço, e fígado, mal-estar. Dores abdominais, diarreia. Febre, anemia, lesões no baço e no fígado…..

  2. igor (11/07/2014)

    boa gente

  3. Raquel de lima calvalcante (01/09/2015)

    eu goste porque tem muitas especificação este contesto é verdade o que esta escrito <3 <3 <3 amei

  4. Raquel de lima calvalcante (01/09/2015)

    eu vou tira 10 com este trabalho de Ciências

    • Raquel Ferreira (02/06/2016)

      eu tabem vou tirar um 10 com esse trabalho encrivel.

  5. Julia Yamashita (10/09/2015)

    ME AJUDOU MUITO!

  6. Deivisson (30/03/2016)

    muito bom min ajudou muito !

  7. Alice de jesus (13/05/2016)

    Putz, mim ajudou bastante na minha pesquisa de ciências…
    Gostei haha …

  8. Raquel Ferreira (02/06/2016)

    muito obrigado nao estou mais de recuperacao

  9. maria rodriguez de assis (08/06/2016)

    A matéria é muito interessante a minha prima fez a pesquisa e eu achei a matéria muito importante

  10. stela amaro (07/08/2016)

    me ajudou bastante

  11. Ricardo (30/08/2016)

    ISSO MIM AJUDOU VOU TIRAR 100% NO TRABALHO MDS VO MEMO

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.