Doenças Causadas por Vírus

Conheça melhor o que é e saiba mais sobre esse tipo que engloba as doenças mais comuns de nosso dia a dia

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

Não é segredo para ninguém que os vírus são os principais causadores de doença no nosso dia a dia. Responsáveis por diversas doenças bastante conhecidas, como gripe, aids, herpes, catapora, caxumba, febre amarela, sarampo, entre muitas outras, os vírus são pequenos micro-organismos infecciosos que podem viver imperceptíveis pelo ar.

Alguns vírus costumam ser bastante resistentes e podem sobreviver por muito tempo fora do organismo humano e quando hospedado pode levar o paciente à morte. O vírus da imunodeficiência, ou HIV, por exemplo, é um vírus bastante resistente e até hoje não foi encontrada sua cura.

Mesmo os vírus mais comuns, que causam gripe, febre, ou outras doenças mais simples, quando evoluído podem apresentar ao paciente complicações gravíssimas. Um ótimo exemplo de particularidade das doenças causadas por vírus é o fato de que tais doenças são transmissíveis e podem passar de um ser para outro.

vírus

Sintomas

Os sintomas das doenças causadas por vírus variam muito de acordo com cada tipo de vírus. A Aids, por exemplo, apresenta sintomas de imunodeficiência e tem sinais bastante comuns à febres, gripes ou um simples resfriado. Febre, manchas na pele, sensação de calafrios, ínguas espalhas pelo corpo, dor de garganta e de cabeça e dores musculares são os sintomas mais característicos dessas doenças.

Já a febre amarela, por exemplo, outro exemplo clássico de doença causada por vírus, pode apresentar sintomas de febre alta, mal estar, dor de cabeça , dores musculares, cansaço, intestino, náuseas, icterícia, hemorragias na gengiva,  calafrios, nariz, esôfago e urina, vômito, diarreias e amarelamento da pele e dos olhos do paciente. Outra particularidade das doenças causadas por vírus é que muitas delas podem ser assintomáticas.

Diagnóstico

O diagnóstico para as doenças casadas por vírus também variam de acordo com cada caso, mas em geral a análise de sintomas do paciente é um grande passo para a detecção do problema. Exames clínicos de escuta e avaliação do sistema respiratório, medição de temperatura do corpo e até exames sanguíneos são procedimentos que garantem o diagnóstico seguro e a real identificação do vírus pelo qual se foi contaminado.

vírus na corrente sanguínea

Prevenção

Como na maior parte dos casos se trata de algo que pode ser transmitido pelo ar, a melhor maneira de prevenção de doenças causadas por vírus é evitar locais fechado e de muita aglomeração. Levar a mão à boca ao tossir ou ao espirrar também pode prevenir que outras pessoas sejam contaminadas.

No caso do HIV, onde o vírus não é capaz de ser transmitido pelo ar, as melhores maneiras de prevenção são o uso de preservativos durante o ato sexual e evitar o contato sanguíneo com uma pessoa infectada.

Tratamento

Na maior parte dos casos, as doenças causadas por vírus possui cura e o tratamento é feito de maneira simples. A ingestão de medicação antibiótica é um dos meios mais indicados para eliminar o vírus do organismo. Mesmo em casos que não possuem cura, como a Aids por exemplo, o tratamento é essencial para diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Existem coquetéis de medicamentos que permitem que o paciente sobreviva por muito anos mesmo contaminado com o vírus HIV.

Diminuidor

7 comentários

  1. Mikael Marceniuk (19/08/2014)

    Poxa,esse site é muito bom!
    Me ajudou muito,agora que vi este site estou muito curioso!

  2. patricia (15/09/2014)

    muito interessante.

  3. patricia (15/09/2014)

    muito interessante bom que todos fique informado.

  4. michael gerson de sousa linhares (24/03/2015)

    estudar para saber! conteudo de inportansia!

  5. antonia (04/04/2015)

    muitoooo bom

  6. Edilane (03/12/2015)

    Adorei!!!!!!!Vou passar na prova!

  7. Daniel (26/06/2016)

    A parte que fala do antibiótico está errada… Para vírus antibiótico não faz efeito só antiviral

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.