Dor de Dente
A maioria das pessoas já sofreu com a dor de dente algum dia, ou irá passar pelo incômodo em algum momento da vida. Entenda mais e saiba como tratar o problema.
Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Dores
A dor de dente é geralmente motivada quando o nervo de um dente estiver irritado, e as causas para o problema podem ser diversas. Infecção dentária, cárie, lesão ou perda de um dente são as circunstâncias mais comuns para o desconforto. A dor também pode ocorrer após uma extração de um dente, e pode ser desenvolvida de alguma área e se estender para a mandíbula.
Os microrganismos que nascem no interior da boca podem colaborar para doenças na gengiva, placa bacteriana, e decadência dental. Estes problemas podem ser dolorosos.
É possível evitar a maioria dos problemas nos dentes por meio de uma boa higienização, que inclui o uso de fio dental, escovação após as refeições com creme dental à base de flúor, e realizar uma limpeza com um profissional pelo menos duas vezes por ano.
Causas da dor de dente
A dor de dente acontece por meio de uma inflamação na parte central do dente denominada polpa. A polpa possui terminações nervosas que são muito sensíveis à dor. A inflamação da polpa pode se desenvolver através de cáries dentárias, traumas e infecções.
Sintomas da dor de dente
A dor de dente e na mandíbula são reclamações comuns. Pode ocorrer uma dor intensa a pressão, ou a estímulos quentes ou frios. Outros sintomas que podem decorrer são:
- Dor na mastigação
- Sensibilidade
- Sangramento do dente ou gengiva
- Inchaço ao redor de um dente ou na mandíbula
- Lesão ou trauma na região afetada
Estes sintomas podem estar relacionados com a cárie ou alguma doença periodontal.
Tratamentos para a dor de dente
Tratamentos caseiros
- Para reduzir a dor e o inchaço de uma dor de dente, use uma bolsa de gelo na parte externa do seu rosto. Evite alimentos muito quentes, frios ou doces.
- Para diminuir a sensibilidade do dente, opte pelo uso de um creme dental criado especificamente para tratar o problema. Esfregue suavemente uma pequena quantidade de pasta na área sensível com o dedo de 2 a 3 vezes por dia.
- Se a dor estiver muito forte, experimente morder uma bola de algodão embebida em óleo de cravo, que pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. Isso irá aliviar o desconforto.
Medicamentos
Analgésicos como o parecetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil) podem ser utilizados para tratar a dor. Esses medicamentos devem ser consumidos de acordo com as indicações da bula, seguindo os horários corretos de intervalos de tempo.
Para dor na mandíbula
- A aspirina pode ajudar a tratar problemas na articulação da mandíbula em adultos.
- Acetaminofeno deve ser utilizado por crianças e adolescentes que estejam enfrentando o problema.
Se houver sangramento intenso e a dor for insuportável um médico ou dentista deve ser procurado imediatamente.
Prevenção para a dor de dente
- Mantenha uma dieta saudável. As bactérias se proliferam através do açúcar refinado e do amido que é consumido nos alimentos. Atente-se aos alimentos que são ingeridos e à comida que pode grudar nos dentes. Escove-os logo após a refeição e utilize o fio dental.
- Cumpra diariamente e após todas as refeições um eficiente programa de limpeza dos dentes para remover as partículas que resta dos alimentos. Utilize uma escova macia, com creme dental que contenha flúor, e fio dental. Escove as gengivas, as bochechas e a língua, para tentar eliminar os resíduos que se acumulam no interior da boca.
- Visite o dentista pelo menos duas vezes ao ano. Manter essa rotina é ideal já que, se houver algum problema, logo ele pode ser tratado pelo profissional. Também é indicado realizar uma limpeza profissional durante esses períodos.