Dor nas Costas

A dor nas costas é um sintoma muito comum que a maioria das pessoas já deve ter experimentado. Conheça as causas, os tratamentos e as prevenções para este desconforto.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Dores

Diminuidor

A dor nas costas é a segunda dor mais frequente entre as pessoas – em primeiro lugar está a dor de cabeça. E, segundo um estudo realizado pela Universidade de Temple, nos Estados Unidos, de quatro entre cinco adultos poderão sofrer ao menos uma crise de dor nas costas em algum momento de suas vidas.

dores nas costas

O local mais comum para a dor é a parte inferior das costas, pois carrega o peso de nosso corpo e, portanto, é mais propenso a ser afetado.
A dor nas costas é uma condição que geralmente é causada quando uma ou mais estruturas são prejudicadas e estas estruturas incluem músculos, cartilagens, ossos ou medula espinhal.

Causas da dor nas costas

Problemas mecânicos

Devido à forma como os movimentos da coluna são realizados pode prejudicar as costas, causando a dor. Uma das causas mecânicas mais comuns de dor nas costas é uma condição chamada de degeneração do disco intervertebral, que significa simplesmente que os discos localizados entre as vértebras da coluna estão se danificando com a idade. Como eles se deterioram, perdem sua capacidade de amortecimento.

Outras possíveis causas mecânicas para a dor nas costas podem ser o estresse, desgaste nas articulações – responsáveis por conectar cada vértebra à outra – espasmos, tensão muscular e hérnia de disco.

Lesões

Lesões da coluna, como entorses e fraturas podem causar dor nas costas de curta duração ou crônica. Entorse é a perda temporária dos ligamentos das articulações que sustentam a coluna vertebral, e ela pode ocorrer a partir de uma torção ou no ato de levantar indevidamente. As fraturas nas vértebras são frequentemente o resultado da osteoporose, uma doença que provoca a descalcificação dos ossos. Menos comumente, a dor nas costas pode ser causada por lesões mais graves relacionadas a acidentes e quedas.

Condições adquiridas e doenças

Muitos problemas de saúde podem causar ou contribuir para a dor nas costas. Eles incluem a escoliose, uma espécie de deformidade que causa uma curva na coluna vertebral, podendo gerar dor, diversas formas de artrite, incluindo a osteoartrite, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, e estenose espinhal, um estreitamento da coluna vertebral que coloca pressão sobre a medula espinhal e os nervos.

Outras causas de dor nas costas incluem gravidez, pedras nos rins ou infecções, endometriose, que representa a acumulação de tecido uterino em locais fora do útero, e fibromialgia, que provoca fadiga generalizada e dor muscular.

Tratamentos para a dor nas costas

dor nas costas

  • Analgésicos e antiinflamatórios
  • Bolsa de água quente no local da dor alivia a dor. Se houver inchaço, colocar uma bolsa de água fria.
  • Relaxamento com massagens e terapias alternativas, como acupuntura, fisioterapia, queropraxia, osteopatia, entre outros.
  • Exercícios físicos e alongamentos
  • Esportes como natação, ioga, atletismo e caminhada ajudam na postura das costas.
  • Ao dormir, deitar-se reto, com a cabeça e barriga para cima, ou totalmente de lado.

Prevenção para a dor nas costas

  • Sempre se sente com a coluna reta, os ombros relaxados e com o corpo apoiado no encosto da cadeira.
  • Pratique atividades físicas, especialmente as que envolvem o alongamento das costas, como pilates e ioga.
Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.