Reverter Diabetes

Dor nas Pernas

A dor nas pernas pode aparecer devido a diversos motivos. Conheça quais e saiba como tratar do problema.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Dores

Enquanto a dor nas pernas é uma ocorrência comum após uma lesão, o incômodo também pode ocorrer devido a condições médicas ou razões não traumáticas. O problema pode ter se iniciado devido a uma lesão ou inflamação de qualquer uma das estruturas que se encontram na perna, incluindo os ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos, e pele.

A inflamação dos tecidos é geralmente a causa da dor. O sintoma também pode irradiar a partir de outras áreas do corpo e ser sentido na perna. Além disso, problemas na aorta abdominal e aneurismas das artérias ilíacas também podem causar a dor no membro.

Causas da dor nas pernas

dor nas pernas

Trauma

O trauma é a causa mais óbvia de dor na perna. Quedas e lesões de torção podem danificar ossos, músculos e articulações da perna ou uma combinação de todos os três. A dor nas costas, devido à lesão, pode inflamar o nervo ciático e causar a ciática (dor que se irradia para a perna e causa o formigamento). Contusões por excesso podem causar dor, além das múltiplas pequenas lesões traumáticas que ocorrem ao longo de um período de tempo mais longo.

Fraturas

Quando a integridade de um osso é comprometida (fraturada), o sintoma mais comum é a dor que ocorre por conta das terminações nervosas, localizadas no revestimento do tecido fibroso de osso, chamado o periósteo (peri = circundante + osteum = osso ), foram danificadas, gerando a inflamação. Desse modo, os músculos que rodeiam o osso entram em espasmo e intensificam a dor.

Dores nas canelas

A dor nas canelas é uma lesão de esforço na tíbia ou da tíbia. Esta condição é também conhecida como síndrome de estresse tibial. Os atos de correr, saltar e dançar são as causas mais comuns para as fraturas microscópicas que ocorrem na tíbia, causando dor e inchaço. Se a pessoa continua a exercer a prática e desconsidera a dor, o problema pode progredir e quebrar completamente o osso.

Entorses e distensões

tratamento para dor nas pernas

Uma lesão de ligamento é chamada de entorse e ocorre quando as fibras do ligamento são esticadas, ou parcialmente ou mesmo completamente rasgadas. O mesmo pode ocorrer com músculos e tendões, provocando uma tensão. Ambas as entorses e distensões resultam em inchaço e inflamação que causa dor.

Sangramento

Lesões também podem causar sangramento nos tecidos e articulações. Uma vez que o sangue, como qualquer outro líquido, não pode ser comprimido, o inchaço provoca uma quantidade significativa da dor com o aumento da pressão. Esta é uma emergência real cirúrgica, requerendo a abertura dos compartimentos para aliviar a pressão no interior, restabelecer o fornecimento de sangue e prevenir a invalidez permanente.

Tratamento da dor perna

 

O tratamento da dor na perna depende do diagnóstico. Uma vez que a razão para a dor é estabelecida, o tratamento é focado em controlar a dor e o problema subjacente para prevenir ou diminuir ocorrências futuras.

  • As indicações iniciais são: repouso, gelo e compressão
  • Medicamentos como acetaminofeno (Tylenol) e ibuprofeno (Advil) podem ser usados para controlar a dor.
  • Exercícios de alongamento são praticados para ajudar a restaurar os músculos.
  • Terapias alternativas, como massagem, acupuntura, shiatsu, do in, queropraxia.
  • Dependendo do caso, o médico pode indicar uma fisioterapia para o paciente.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.