Eczema

Saiba como surge o eczema e como evitar essa inflamação na pele

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

O eczema é uma inflamação grave da pele causada pelo contato direto com algumas substâncias que provocam a reação alérgica. A pele fica avermelhada, inchada, coça e, há casos em que vem acompanhada de descamação e ferida que pode se transformar em bolhas. Pessoas de qualquer idade podem sofrer com eczema na pele, no entanto, é bem comum em crianças devido a curiosidade da idade que faz com que mexam em tudo.

eczema

Porque ocorre o eczema

Podem ocorrer pelo contato direto com algumas substâncias que provocam a alergia como detergentes, borracha, metal, plantas, medicamentos e outros produtos químicos. Alguns profissionais , como o da saúde são bem afetados pelo eczema, pois estão em contato constantemente com produtos como álcool, bactericidas e outras substãncias que causam reações adversas na pele. Ao perceber qualquer alteração na cútis o individuo deve procurar ajuda médica imediata.

Como evitar

A melhor forma de evitar o eczema é não entrar em contato direto com as substâncias que podem causar as reações alérgicas. Ao surgir qualquer ferimento ou dermatite na pele, evite coçar para não formar uma ferida e, consequentemente, um eczema inflamando a área afetada. Além disso, lavar a área afetada pela substância química com água corrente e fazer compressas e proteger com gaze podem auxiliar para evitar o eczema. Utilize luvas ao fazer limpeza da casa e lavar louças para evitar a inflamação da cútis. Além disso, busque ajuda médica para saber a causa exata e iniciar um tratamento após o diagnóstico.

Tratamento

Após o diagnóstico realizado pelo médico especialista, no caso, o dermatologista é indicado o melhor tratamento. Entre os medicamentos indicados após o diagnóstico do eczema na pele são as pomadas e cremes para hidratar a cútis. Além de loções a base de ureia, corticóides tópicos ou administrados via oral e injetáveis. Os antisépticos, soluções oleosas para banho e anti-histamínicos são grandes aliados para evitar a coceira e, consequentemente o desenvolvimento de uma infecção mais grave.

A área afetada deve ser lavada com água corrente sempre, além de protegida com gazes e realizada compressa com gelo para reduzir inchaço e vermelhidão. Banhos muito quentes devem ser evitados, para não deixar a pele mais inflamada. E, a aplicação de pomadas a base de camomila e erva-dos-burros também podem ajudar a aliviar os sintomas, já que são calmantes.

Seguindo as recomendações médicas corretamente e aplicando a medicação certa o tratamento será positivo, pois irá acalmar a pele evitando a coceira incomoda, irá hidratar mais a pele e reduzir a infecção. A hidratação da pele é imprescindível para não agravar os sintomas do eczema. Fique atento e procure ajuda médica ao surgir qualquer sinal, ferida na pele.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.