Faringite

A faringite é uma doença muito comum entre as pessoas. Conheça mais sobre suas causas, sintomas, tratamentos e como se prevenir do problema.

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Dores

Diminuidor

O que é a faringite?

A faringite também é vulgarmente chamada de dor de garganta, é uma doença que atinge a região da garganta, causando dor, desconforto, coceira e até mesmo, dificuldade para engolir.

Causas da faringite

diagnóstico de faringite

A faringite é motivada através da inflamação da faringe, situada na área posterior da garganta, entre as amígdalas e a laringe.

A maioria das dores de garganta ocorre por meio de algum tipo de infecção viral, como a gripe ou resfriado. Entretanto existem dores de garganta específicas que podem ser geradas por meio de alguns tipos de virose, como a mononucleose, por exemplo.

Os microrganismos que podem levar à faringite são os estreptococos grupo A, que podem também resultar na faringite estreptocócica, um tipo da infecção mais comum entre crianças.

Outros tipos de germes singulares que despertam mal estar na garganta são: corynebacterium, gonorreia e clamídia.

Geralmente os eventos de fariginte se sucedem no inverno, ou em dias mais frios, e constantemente se espalham entre a família.

Diagnóstico da faringite

Caso haja suspeita da doença, o paciente deve procurar ajuda de um profissional, que fará um exame físico diretamente na região afetada, geralmente uma cultura etimológica para eliminar a hipótese de faringite estreptocócica. Outros tipos de exames podem ser solicitados, dependendo da suspeita médica.

Sintomas de Faringite

O sintoma predominante é a dor de garganta, outros prováveis acontecimentos que podem ser observados são: febre, dores nos músculos e/ou nas articulações, inchaços na área do pescoço e até mesmo pelo corpo.

Quando procurar um médico

As vezes pode ser apenas uma dor de garganta resultante de uma gripe ou resfriado, mas vale se atentar caso ocorra alguns dos episódios a seguir:

sintoma de faringite

  • Dor de garganta que perlonga mais de uma semana
  • Febre alta, inchaços no pescoço ou alguma erupção na região
  • Falta de ar decorrente de uma inflação/dor de garganta – neste caso, o médico deve ser produrado imediatamente.

Tratamento de Faringite

Como dito acima, a maioria das dores de garganta é gerada por infecção viral, neste caso o antibiótico não funciona em seu tratamento. Isso porque o medicamento irá fortificar os microrganismos, tornando-os imunes aos antibióticos. A doença só pode ser tratada com antibiótico se for caso de faringite estreptocócica.

Complicações da faringite

Falta de ar, devido ao bloqueio das vias aéreas (para episódios mais graves)
Erupções (abcesso) em torno das amígdalas ou na parte traseira da garganta

Prevenção da faringite

A prevenção pode acontecer por meio dos seguintes métodos: evitar o consumo excessivo de álcool, abster-se do contato com pessoas que estejam com faringite, manter-se longe de locais com a presença da fumaça do cigarro, utilizar umidificador de ar, caso esteja muito seco, não utilizar o mesmo copo/talher de outras pessoas, evitar a permanência em lugares poluídos e, caso tenha que utilizar algum local ou objeto de uso comum – como corrimãos ou barras de trens ou metrô – lave as mãos antes de qualquer contato com boca e olhos, carregue sempre um álcool em gel na bolsa para a higiene rápida.

Diminuidor

2 comentários

  1. luzimar bitencourt coelho (14/02/2016)

    sofro com a falta de ar, ja fiz varios exames mais nao constatou nada. tenho uma inflamacao na garganta acho que esse deve ser o motivo da falta de ar, pois quando eu escarro sai tipo uma bago de farinha fedorento. gostaria de saber se essa inflamacao de garganta pode a causa dessa falta de ar?

  2. Mayara (12/07/2016)

    Fui acometida por uma faringite infernal, não sabia mais o que fazer, estava sendo medicada com antibiótico Sinot Clav 875 mg e não via resultado, no 6 dia de tratamento com esse medicamento resolvi passar alho cru, cortei o mesmo ao meio e passei na garganta com o auxilio de um espeto de madeira. Posso garantir que essa foi a solução do meu problema, uma medida simples porém extremamente eficaz!

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.