Ginecomastia

Saiba o quê é e porquê muitos homens sofrem com este problema

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

Diminuidor

A Ginecomastia é um problema que pode ser desencadeado por alterações hormonais já na puberdade alterando o equilíbrio entre as ações da testosterona e dos estrógenos. Por isso, entenda como é e porque atinge os homens. Quando percebido logo no inicio as chances de evolução podem ser reduzida. Geralmente, o problema surge na adolescência com meninos entre treze ou quatorze anos, crescendo por cerca de seis meses ou até mesmo menos, voltando ao tamanho correto depois. Mas há casos em que a ginecomastia eleva ainda na vida adulta.

 monitoramento cardíaco

O que é a ginecomastia

A ginecomastia nada mais é que o aumento ou hipertrofia das glândulas mamárias masculinas de forma exagerada. Muitos homens sofrem com esse crescimento da mama masculina que se assemelha ao seio feminino no formato e tamanho, em alguns casos. Existem cirurgias e tratamentos que podem auxiliar para a normalização destas glândulas, mas antes é preciso conhecer a causa e se realmente é a ginecomastica, pois ela se assemelha com o câncer de mama, que muitos acreditam que só acometerem as mulheres, mas podem atacar as glândulas mamarias masculina também.

Como é o procedimento

O procedimento para identificar a ginecomastia ou qualquer outro problema na região da mama masculina, é feito por meio de exames de toque pelo especialista para verificar se há algo estranho, além de autópsias para verificar a dilatação dos dutos mamários e o depósito de gordura na região dos mamilos. Mas o problema acaba acometendo homens com mais sobrepeso, os gordos.

Pois o tecido gorduroso produz uma enzima que desenvolve o problema muitas vezes decorrente de alterações hormonais. Mas existe tratamento e após se confirmar o problema deve ser seguido corretamente, com orientação do especialista. A medicação é a base de diuréticos, anti-hipertensivos, anabolizantes, reposição hormonal e entre outros para reduzir a acidez do estomago. Levando ao amolecimento e até desaparecimento das mamas exageradas em algumas semanas. No entanto, há caso em que a identificação é demorada, o que acaba interferindo no tratamento com medicação, por conta da fibrose.

Em que casos é indicado

ginecomastia

O tratamento e cirurgias são só indicadas após a avaliação do médico especialista para orientar sobre a melhor forma de eliminar o problema. Mas um outro fator que surge com o surgimento da ginecomastia é a depressão. Ao descobrir e conforme vão aumentando os mamilos o jovem ou homem adulto, em alguns casos, começa a desenvolver problemas emocionais se sentindo diferente, inferior e, fora do padrão da normalidade. Por isso, o acompanhamento com psicólogos e terapeutas são essenciais para a conquista desta auto estima que contribui para a redução da doença e seus traumas.

Ao perceber qualquer aparecimento de glândulas mamárias que se assemelhem com as femininas, converse com os seus pais e busque tratamento adequado, que muitas vezes são resolvidos com medicação via oral. Além disso, os pais devem ficar atentos aos seus filhos e qualquer mudança de comportamento que o impeça de tirar a camiseta e roupa na sua frente, além de começar a se isolar. Esses são alguns indícios de que algo não está bem.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.