Reverter Diabetes

Hiponatremia

Conheça o que é e quais os principais causas para esse problema que afeta o sangue humano

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

A Hiponatremia é uma doença que indica a falta de sódio na circulação sanguínea. O problema pode  ser causado, principalmente em atletas, devido ao consumo excessivo de água. Durante o esforço físico as pessoas costumam sentir mais sede e consumir mais água, por isso os atletas estão mais suscetíveis ao problema.

O excesso de água no organismo faz com que o sódio necessário para o bom funcionamento do corpo acabe sendo diluído atingindo quantidades bastante baixas, menores que as necessárias. Pessoas que sofrem com suor excessivo também podem serem acometidas por esse problema, pois eliminamos grande quantidade de sódio quando suamos. Falhas ou distúrbios no sistema regulador dos hormônios antidiuréticos também podem acarretar na Hiponatremia.

A Hiponatremia também pode ocorrer em consequência de outras doenças, como a Síndrome da Secreção Inadequada de Hormônio Diurético que acaba provocando nos pacientes a diminuição na produção da urina e o aumento da retenção hídrica do organismo.

hiponatremia e cansaço

Sintomas

Os principais sintomas da Hiponatremia são as dores de cabeça, o enjoo, vômito, tontura e confusão mental. A doença, apesar de fácil de ser controlada, pode levar o paciente ao óbito. Inchaço no estômago, vômito, ânsia, fadiga extrema e a perda de coordenação motora também são sinais que podem aparecer em decorrência da Hiponatremia.

Diagnóstico

A verificação dos sintomas é o principal meio para se conseguir um diagnóstico seguro da Hiponatremia. Exames clínicos que verificam o bom funcionamento dos rins do paciente também podem ser fundamentais para um diagnóstico segura da doença.

Exames de análise sanguínea do paciente também ajudam a detectar os níveis de sódio do organismo, que não podem estar abaixo dos 155 milimoles por litro de sangue.

Prevenção

Todo ser humano precisa consumir bastante água no seu dia a dia e para atletas a recomendação na é diferente. Porém, para evitar a Hiponatremia deve-se monitorar o consumo de líquido durante a prática de atividades físicas. A quantidade de água deve ser diretamente equilibrada de acordo com a quantidade de sódio ingerida diariamente, para evitar que o organismo se desregule. Recomenda-se que a hidratação seja feita com grandes intervalos para evitar que o organismo receba mais água do que sódio.

sintomas de hiponatremia

Para atletas o ideal é o consumo de 150ml de água para cada hora de exercício físico. Bebidas isotônicas, como o Gatorade, que contém minerais, podem auxiliar no controle sanguíneo.

Tratamento

O tratamento da Hiponatremia é feito basicamente visando controlar os níveis de sódio e de água do organismo. Medidas tomadas de acordo com a quantidade de água consumida pelo paciente ajudam a controlar os sintomas e até a curar o problema. Bebidas isotônicas também ajudam no controle de tais níveis, já que 150ml desse tipo de bebida contém muito mais sais minerais necessários para o corpo e hidrata muito mais que a mesma quantidade de água.

Como pode ocorrer em decorrência de outras doenças, como o diabetes por exemplo, deve-se procurar acompanhamento médico para conseguir identificar o melhor tratamento para cada tipo de caso.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.