Orientações para Gestantes

Saiba os mitos e verdades da gestação. O que pode ou não ser feito durante esse período

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

Diminuidor

A gestação é um período muito interessante para o casal em que a mulher, especificamente, precisa de alguns cuidados especiais. São diversas as histórias que ouvimos do que pode ou não ser feito durante esta fase da vida. Separamos algumas orientações básicas para a família toda ter uma gestação tranquila e saudável sem estresse. Entenda os mitos e verdade de uma gestação e evite cair nos achismos do dia a dia.

gestação

O que não fazer na gestação

Muitas pessoas confundem gravidez com doença, mas o fato de a mulher está grávida não impede que ela tenha uma vida normal, claro, quando não for uma gravidez de risco que requer ainda mais cuidados. Muito dizem que a mulher grávida deve ficar de repouso absoluto, mas isso é uma grande besteira em alguns casos, pois a gestante pode e deve praticar atividades físicas, pois os exercícios aliviam os inchaços e as dores nas costas, além de controlar o peso da grávida.

No entanto, todo e qualquer exercício físico deve ser feito com orientação e acompanhamento médico. Durante este período é bom evitar banhos muito quente, pois normalmente as grávidas apresentam uma baixa da pressão nesta fase e, o calor da água estimula ainda mais a dilatação dos vasos sanguíneos levando a queda de pressão. As grávidas devem evitar coçar a região da barriga, pois podem contribuir para o surgimento das estrias. O recomendado é que durante o banho morno e rápido, seja aplicado creme de banho ou óleos de banho para evitar o ressecamento da pele.

O que fazer

gravidez

Um dos principais tópicos ao descobrir que está grávida é fazer o pré- natal corretamente para avaliar se está tudo bem com a saúde da mãe e do bebê. Além de ponderar a alimentação, pois agora, como dizem você se alimenta por dois. Mas quando falamos de ‘comer por dois’ não queremos dizer literalmente ao pé da letra, mas sim rever o que é ingerido, pois o bebê absorve tudo que é comido pela manhã, sejam saudáveis ou não. Mas a mãe, por sua vez, deve ficar atenta para não perder seus nutrientes para o feto.

Por isso, a mãe deve fazer no mínimo cinco refeições diárias, evitando alimentos gordurosos e incluindo alimentos ricos em ferro, cálcio, ácido fólico e fontes de proteínas. Além disso, fazendo uma ingestão de alimentos adequados, evita-se problemas de saúde como anemias, diabetes gestacional e outros males que podem ocorrer em decorrência da má alimentação.

Outro grande aliado das futuras mamães são os suplementos vitamínicos para as gestantes, que são compostos por nutrientes que auxiliam durante a gestação e após o nascimento através da amamentação. Dormir o suficiente para sentir-se descansada e evitar estresse. Fazer algumas sessões de massagem para aliviar os inchaços e dores nas costas que podem surgir.

E, claro, manter visitas periódicas no obstetra para que possa acompanhar o desenvolvimento do bebê. A relação sexual é um mito que muitos acreditam que ao ficar grávida não pode ser praticada. Mas é puro achismo, pois desde que a mulher sinta-se confortável pode ser feita com total segurança e tranqüilidade, além de fazer bem para o casal.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.