Pilates

Saiba o quê é o Pilates, seus benéficos e em que casos é indicado

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Bem-Estar

Diminuidor

O pilates nada mais é que uma técnica de atividade física para alongar, relaxar e tonificar os músculos, além disso, também promove um autoconhecimento, reduz o estresse e melhora a postura e a respiração ou seja, é uma técnica que trabalha a saúde como um todo. A técnica foi criada na década de 20, por Joseph Pilate, alemão que sofria com traumas físicos e, através das suas limitações, inventou a técnica. O pilates é ideal para àqueles que não gostam do barulho das academias de ginásticas e não têm pique para pegar exercícios mais pesados. Entenda melhor os benefícios desta técnica de condicionamento físico e em que casos é indicada.

pilates com bola

Benefícios do pilates

Os benefícios sentido pelos praticantes de pilates são inúmeros. Além de aliviar o estresse causado no dia a dia, a prática auxilia no autoconhecimento, para uma melhor consciência respiratória, para tornear os músculos e relaxá-los também. Mas tudo deve ser feito com total concentração mantendo a coluna ereta com uma postura correta para uma realização dos exercícios de forma certa e, de preferência, individualmente na companhia de um especialista na técnica.

A base do pilates está na respiração correta, concentração e aparelhos específicos com estruturas de madeira e metal e objetos como bolas para uma prática segura e eficiente. O praticante da técnica possui um corpo resistente, alongado, saudável e bem flexível por muito mais tempo ao optar pelo pilates O condicionamento físico ou a melhora deste condicionamente, é percebida logo nos primeiros meses da prática. Fique atento e consulte um instrutor, personal traine de sua confiança para realizar os exercícios com a técnica.

Indicação

O pilates é indicado no tratamento de várias doenças como câncer, traumas físicos, além de ser um forte aliado para deixar ou manter um corpo escultural, ganhar mais resistência e prevenir lesões e dores agudas. Qualquer pessoa pode praticar a atividade seja individual ou em grupo, isso vai depender mais do que a pessoa necessita, por que buscou a técnica. Os idosos, crianças, lesionados e até mesmo gestantes podem realizar a técnica.  Os efeitos e resultados alcançados com a técnica são significativos tanto, que alguns médicos e especialistas acabam a indicando o método como uma forma para tratar pacientes com traumas graves e, assim obter êxito na recuperação.

pilates

Mas atenção, pois assim como existem pessoas aptas para oferecer um excelente treino há àqueles que não são capacitados. Por isso, antes de iniciar as aulas certifique-se que pode realizar essa atividade física, conversando com seu médico de confiança e também conhecendo melhor o local e o profissional onde será ministrada a aula. Checada essas informações comece a praticar e a respeitar os limites do seu corpo, observando a respiração e alcançando um nível ideal de concentração para obter o desejado seja um corpo definido e escultural ou apenas saber respirar melhor ou ainda, ganhar uma postura alinhada.  Com o pilates até mesmo seu humor e vida sexual mudam, por isso, não deixe de praticar atividades físicas.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.