Reverter Diabetes

Pleurisia

Conheça o que é e quais as principais causas e sintomas dessa doença respiratória que pode até matar

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

A doença conhecida como Pleurisia é uma inflamação das membranas que formam o revestimento dos pulmões e do tórax, a chamada pleura. A Pleurisia ocorre em decorrência de outras infecções pulmonares como a pneumonia ou a tuberculose, doenças relacionadas ao amianto, alguns tipos de câncer, algum tipo de traumatismo na região torácica, embolia pulmonar, reumatismo ou lúpus.

A pleura e um tecido bastante fino que recobre toda a superfície pulmonar que permite melhor deslizamento entre as paredes do tórax os pulmões.

Esse tecido facilita a respiração das pessoas e com a inflamação se torna mais grossa, espessa e rugosa, causando grandes dificuldades para o acometido respirar.

pleurisia

Sintomas

O principal sintoma da Pleurisia é dor aguda no peito, sensação de pontada que causa grandes dificuldades para a respiração do paciente. A dor pode ser ainda mais aguda quando o paciente tosse, espirra ou faz quaisquer outros tipos de movimentos bruscos.

Acometido pelo Pleurisia, o paciente passa a apresentar o que os médicos chama de respiração curta, causada pela dificuldade na respiração. Após dias com tal respiração os pulmões passam a desinflar, a chamada atelectasia. Febre alta, dor no ombro, tosse seca e falta de ar são outros sintomas da doença.

Quando a Pleurisia evolui pode se acumular líquidos na cavidade torácica, o que pode causar ainda coloração azulada na pele, respiração rápida, ou taquipneia, e falta de fôlego.

Diagnóstico

A analise do sintomas e os resultados de exames clínico físicos do paciente são os melhores método para e diagnosticar a Pleurisia. Exames como radiografias e raio-X do tórax também auxiliam no diagnóstico.

Em casos mais graves, principalmente quando há acúmulo de líquido na caixa torácica, pode ser necessário ainda a biopsia para a retirada de amostra da pleura para a detecção da doença e o diagnóstico seguro para o quadro.

Prevenção

Existem no mercado diversas vacinas que ajudam na prevenção de de doenças infecciosas virais ou bacterianas que atingem o sistema respiratório. Por se tratar de uma doença que ocorre em decorrência de outros problemas respiratórios, tais vacinas podem ser fundamentais na prevenção da doença. Evitar o abuso do fumo e do tabaco também ajudam a prevenir a doença, já que tal prática facilita, e muito, o aparecimento da Pleurisia.

pleura

Tratamento

O tratamento da doença seguirá de acordo com cada tipo de quadro. Por exemplo, se o quadro tiver sido causado por conta de uma infecção bacteriana a infecção deve ser tratada com a toma de medicamentos antibióticos. Infecções virais devem ser tratadas com acetaminofeno ou anti-inflamatórios como o ibuprofeno. Em casos mais graves pode ser necessária a cirurgia nos pulmões para fazer a drenagem dos líquidos da caixa torácica.

Exercícios e acompanhamento fisioterápicos também ajudam para que o paciente respire melhor e diminua as dores. Estimular a respiração de pacientes que se recuperam de Pleurisia pode ser de extrema importância para a cura da doença e a volta das atividades normais dos pulmões.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.