Síndrome de Charles Bonnet

Conheça o que é essa doença que atinge a visão de pessoas em todo o mundo

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

A doença conhecida como Síndrome de Charles Bonnet é um transtorno que acomete especialmente pessoas cegas ou com algum tipo de cegueira ou problema visual. A síndrome se caracteriza, principalmente, pela repentina visualização de imagens silenciosas, nítidas, complexas e coloridas, por indivíduos cegos. Tratam-se de imagens classificadas como alucinações visuais e pode ocorrer também em pacientes que possuem algum tipo de tumor na região do cérebro relacionada à visão.

A doença, que não tem relação com demência e nem com a velhice, causa o parecimento abrupto de imagens que podem durar segundos ou minutos e podem até passar despercebidas pelo paciente.

A doença acomete pacientes que sofrem com problemas de catarata, glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética ou artrite temporal. Outra característica da doença é o fato de que a doença não apresenta distúrbios cognitivos ou alterações sistêmicas da imagem que aparece.

charles bonnet

Sintomas

O principal sintoma é o aparecimento e a visualização de imagens de diversos tamanhos, coloridas ou não, para cegos ou pacientes com algum tipo de problema na visão. Os sintomas da doença são bastante parecidos com os de pessoas amputadas que sentem a sensação de que o membro retirado ainda está ali no corpo.

Os sintomas da doença ocorrem, segundo especialistas, por conta da herança cerebral do paciente e as imagens estão relacionadas às percepções e à perda de informações sensoriais. As imagens, que aparecem para o paciente repentinamente, também desaparecem da mesma forma.

Diagnóstico

O diagnóstico para um quadro da Síndrome de Charles Bonnet não é algo simples de ser feito. Por falta de informação, as pessoas acabam achando que o quadro do paciente é algum tipo de distúrbio mental e demência, o que dificulta na detecção do quadro. O desconhecimento e a dificuldade do idoso em contar o que realmente sente também dificultam para o diagnóstico seguro da doença.

A melhor maneira para se diagnosticar uma síndrome deste tipo é conversando bastante com o paciente potencial sobre a existência ou não de imagens e ilusões visuais que possivelmente possam estar acometendo-os.

Prevenção

Não existem maneiras seguras para se prevenir da Síndrome de Charles Bonnet, porém o acompanhamento médico, para que todas as informações sejam retiradas do paciente podem ser fundamentais para o tratamento ou para a diminuição das visões do acometido.

Recomenda-se que estimular a imaginação do paciente também pode servir para reduzir a frequência do aparecimento das visualizações.

cego com charles bonnet

Tratamento

O tratamento para esse tipo de problema deve ser feito de acordo com a deficiência ou problema ocular de cada paciente. Acompanhamentos psicológicos e até psiquiátricos também podem ajudar no controle dos sintomas do distúrbios.

Em alguns casos, também podem ser recomendada a ingestão de medicamentos, sempre de acordo com cada tipo de deficiência visual.

Especialistas dizem que o ato de piscar os olhos, aumentar a luminosidade do local onde se está e mudar frequentemente de ambientes, com diferentes tipos de iluminação, também ajudam muito no desaparecimento das visões.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.