Síndrome de Münchhausen

Conheça o que é e quais as principais causas desse distúrbio raro que é tratada como desordem psiquiátrica

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

A doença conhecida como Síndrome de Münchhausen tem como principal característica a produção, pelo próprio paciente, de sintomas físicos que necessitam de atendimento médico. Os sintomas físicos são produzidos de forma intencional e acarreta em casos de mentira patológica e causa ainda a peregrinação do paciente por hospitais em busca de atendimento médico.

Segundo especialistas, a doença está enquadrada na lista de doenças conhecidas como “transtornos fictícios”, ou seja, doenças que as pessoas realmente acreditam que possuem, que realmente acreditam que necessitam de tratamento e de atendimento médico, mas na realidade não passa de algo psicológico, de seu cérebro.

Na Síndrome de Münchhausen, os indivíduos acometidos simulam estar enfermos ou com algum trauma psicológico para conquistarem atenção e simpatia dos que os cercam.

síndrome de manchhausen

Sintomas

Os sintomas apresentados em uma quadro de paciente acometido pela Síndrome de Münchhausen são, em sua totalidade, psicológicos. Atos e atitudes que o paciente começa a ter, inconscientemente, e que começam a prejudicar a sua vida pessoal e o seu dia a dia.

Os acometidos costumam ser internado constantemente, os resultados de exames e de análises clínicas não condizem com os sintomas descritos por ele, sintomas que aumentam muito quando estão em casa, mas diminuem na presença do médico, entre outros são os principais sinais da doença.

Diagnóstico

Como em todos os casos de doenças ou acometimentos psicológicos, distúrbios ou transtornos mentais, o diagnóstico para um quadro da Síndrome de Münchhausen também é bastante complexo. O primeiro e mais importante passo é a boa observação dos sinais apresentados pelo paciente.

A análise do histórico médico e familiar do paciente, conferindo todas as vezes que o paciente ficou internado, casos de fuga da internação e a propensão do paciente por comportamentos autodestrutivos são fatores que devem ser bem observados para o diagnóstico. Todo o diagnóstico deve ser feito com acompanhamento médico e psiquiátrico e pode demorar anos para sair.

Prevenção

Não existe maneira de se prevenir desse distúrbio, porém hábitos saudáveis, uma vida social bem movimentada e a prática de exercícios físicos inibem consideravelmente as chances do paciente ser acometido pela doença.

Evitar o abuso ou excesso de medicamentos, principalmente os antidepressivos e os ansiolíticos, também colaboram para o não acometimento por tal distúrbio.

mulher com síndrome de muncchausen

Tratamento

O tratamento para pacientes da Síndrome de Münchhausen visa evitar que o paciente seja tratado ou passe por procedimentos médicos desnecessários. Outro objetivo desse tipo de tratamento é utilizar a terapia como lenitivo para que o paciente deixe de procurar acompanhamento médico em casos onde não precisa realmente.

O acompanhamento psicológico, principalmente com profissionais da psiquiatria, é de extrema importância na recuperação do paciente.  Deve criar uma relação de confiança entre o médico e o paciente para que ele confie na relação e comece a se libertar dos distúrbios causados pela síndrome. Recomenda-se que o médico deixe o paciente bastante confortável para reconhecer gradualmente a sua condição e perceber que trata-se de um problema psicológico.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.