Timpanoplastia

Entenda o que é a timpanoplastia e quando a cirurgia é indicada

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Procedimentos Cirúrgicos

Diminuidor

É normal os pais acordarem noites após noites com choro dos filhos por dores na região dos ouvidos, causada pela tal da otite ou infecções na região. Mas não são só as crianças que sofrem com essas infecções. Com certeza você Já sentiu aquela dor de ouvido fora do normal, que incomoda de tal forma que parece vai explodir.

Atenção a estes sintomas, pois pode ser que houve uma infecção grave de ouvido e que tenha causado a perfuração da membrana do tímpano e, para reconstruí-la o ideal é a timpanoplastia tanto no adulto quanto nas crianças a partir de uma certa idade. Ficou interessado? Então entenda o que é essa técnica cirúrgica e em que casos é indicada a timpanoplastia.

maca cirúrgica

O que é a timpanoplastia

A timpanoplastia nada mais é que um procedimento cirúrgico para corrigir ou reconstruir a perfuração da membrana do tímpano causada por infecções graves na região. Geralmente, o médico especialista em ouvido o chamado otorrinolaringologista retira um pedaço da cartilagem da própria orelha do paciente para enxertar na área perfurada por conta da infecção crônica ou mastroidectomia, que é uma técnica cirúrgica para tratar infecções que atinge o osso temporal, na região da orelha.

Como é o procedimento

Como todo procedimento cirúrgico, a timpanoplastia possui seus riscos, mas ao ser realizado os exames e procedimento correto as complicações são minimizadas como infecções ou reações a anestesias. Para a realização da cirurgia é aplicada anestesia geral ou local, para evitar que o paciente sofra durante a técnica. Após ser avaliado pelo médico, o paciente é submetida a cirurgia na qual é realizada uma incisão no canal do ouvido, na parte interna.

Já quando a perfurações são do lado externo do ouvido de forma ampla, a incisão é feita atrás da orelha, com um corte bem discreto. As dores pós-operatório não são muita agudas, mas pode haver inchaço na área. Além disso, durante o período após a cirurgia a região da orelha não pode ser molhada e deve ser evitado os exercícios físicos por um período curto.

tímpanos

Em que casos é indicada

A cirurgia de timpanoplastia é indicada para pessoas que sofreram alguma infecção crônica na região do tímpano, que acaba causando uma perfuração na área.

E, também pode ser realizada em crianças após os 7 e 8 anos de idade. Antes desta fase, não é indicada cirurgia para crianças, pois é normal desenvolverem uma otite que pode gerar uma nova perfuração, fazendo com que a cirurgia perca seu valor e ter que realizar outra. Geralmente, as pessoas acometidas por infecções na região auricular sofrem com fortes dores até descobrir o problema. A cirurgia só é indicada em casos de urgência que há a perfuração, para melhorar a audição e o incomodo da dor.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.