Toxoplasmose

Entenda o que é e como ocorre

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Doenças

Diminuidor

Também conhecida como “doença do gato”, a toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. A doença recebe essa alcunha porque o parasita causador é comumente encontrado nas fezes dos felinos. Suínos, caprinos e aves também podem servir de hospedeiros do parasita causador da doença, mas são os felinos os que mais transmitem o protozoário para os seres humanos.

gato

O que é

A infecção nos seres humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, ou seja, por não apresentar sinais, pode passar despercebida em pacientes que convivem com momentos de baixa imunidade. Se o acometido estiver com o seu sistema imunitário funcionando normalmente, o parasita causador fica “inerte” no organismo, ou seja, sem causar dano algum. Um período perigoso para a contaminação pela infecção no caso da toxoplasmose é durante a vida intra-uterina, já que a transmissão da gestante para o feto é bastante comum e afeta diretamente a formação do bebê em gestação.

A maioria das infecções ligadas a Toxoplasmose pode afetar o cérebro, pulmões, coração, olhos ou fígado. Como já vimos, na maioria dos casos, a doença pode ser assintomática. Mas existem casos que os sinais aparecem. Os principais sintomas da doença são: aumento ou inchaço nos linfonodos, dor de cabeça, febre, dor muscular, dor e inflamação na garganta, confusão mental, cefaleia, inflamação da retina e convulsões, entre outras. Em casos de transmissão vertical, de mãe para filho durante a gestação, os sintomas podem ser ainda mais graves e o bebê pode nascer com sequelas gravíssimas.

 Porque ocorre

A doença se prolifera e contamina os seres humanos da seguinte maneira: os animais contaminados pelo parasita eliminam os ovos do mesmo em suas fezes e esses ovos, quando em contato com o ser humano, pode causar a doença.

A infecção, portanto, pode ser causada por transfusões de sangue ou transplantes de órgãos, descuido ao manipular a caixa de excrementos de gatos, que pode levar ao consumo acidental de partículas infecciosas, contato com terra contaminada pelas fezes dos animais ou pela ingestão de carne, principalmente suína, crua ou mal cozida. Vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas, também devem ser bem lavados para evitar a transmissão da doença.

Como tratar

As pessoas assintomáticas geralmente não necessitam de tratamento, porém as que apresentam os sintomas precisam tratar a doença o mais rápido possível para garantir a sua saudabilidade. Medicamentos antimaláricos e antibióticos são os mais recomendados para o tratamento da toxoplasmose.

gato cinza

Como evitar

Existem algumas medidas simples para se evitar o acometimento pela toxoplasmose. Deve-se evitar o consumo de carne e de alimentos mal cozidos, congelar sempre os alimentos, lavar as mãos antes e depois de manipular carnes cruas, proteger áreas contra fezes de cães e gatos e evitar limpar caixas de excremento.

No período de pré-natal, é fundamental que a gestante faça o acompanhamento medico para evitar o problema.  Recomenda-se que durante a gravidez, a mulher evite contato com gatos e outros felinos.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.