Varizes

Entenda como surgem as varizes e como tratá-las

Artigo publicado por Roberto Magalhães nas categorias: Dores

Diminuidor

Com certeza você conhece alguém que tem varizes ou que sofra com as dores do surgimento destas veias seja homem ou melhor, não é mesmo? Agora, para te ajudar a prevenir o aparecimento dessas veias dolorosas ou como trata-las separamos algumas dicas que vai mudar sua rotina.

O que é

Primeiramente, você precisa saber o que são as varizes. Sabe àquelas veias escuras e dilatadas que aparecem nos membros como pernas e coxas com uma cor meio verde azulada? Pois é, essas são as famosas varizes. Geralmente, as varizes vêm acompanhadas de dores na região da perna e de inchaços. A causa deve-se a diversos fatores como envelhecimento das veias, predisposição genética,  pegar excesso de peso, permanecer muito tempo sentado ou em pé, que dificulta a circulação sanguínea, ou seja, falta  de irrigação sanguínea nesta região dos membros causando inchaços e alterações na pele formando a veia dilatada e dolorida.

varizes

Outros fatores que impulsionam o surgimento das varizes são além da hereditariedade é a utilização de anticoncepcional. E, no período do ciclo menstrual e na gravidez os sintomas como dores e inchaços na região acabam sendo mais intensos e dolorosos.

Como evitar

A melhor forma de evitar e ter uma vida saudável evitando o consumo excessivo de gordura, bebidas alcoólicas, e o tabaco que pode piorar a circulação sanguínea, além de praticar atividades físicas como caminhadas a pé. Não permanecer durante muito tempo em pé ou sentada.

Mas caso seja inevitável permanecer nas posições em pé ou sentada, movimente as pernas e membros para evitar o surgimento das varizes e oferecer uma melhor circulação para a corrente sanguínea. Outra forma também de evitar as dores e inchaços no caso das pessoas que já possuem as varizes ou vasinhos é elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o bombeamento da corrente sanguínea para o corpo e, consequentemente para a região do membro inferior.

Tratamento

O tratamento basicamente deve ser feito com um especialista vascular de confiança que irá orientar para o melhor tratamento de acordo com o grau das varizes.  Mas a prática de caminhada sem esforço, evitar carregar peso, ficar sentada ou em pé por muito tempo são algumas atitudes que podem contribuir para a redução de dores e inchaços, além de melhorar a circulação e, assim, bombear sangue para a região e estimular o desenvolvimento de novos vasos saudáveis.

No entanto, há tratamentos comuns para remoção das varizes mais superficiais, ou os chamados vasinhos, como a aplicação de medicamento para necrosar as veias. Mas em caso mais graves o ideal é que seja feito um procedimento cirúrgico para remoção das veias e, assim, evitar que essas evoluem e tornem-se uma trombose ou úlceras nas pernas causando ferimentos na região e pele. A utilização de meia elástica e a pratica de levantar as pernas vez ou outra para estimular a circulação são excelentes formas de tratamento também. De preferência, as meias devem ser colocadas antes de pisar no chão, na parte da manhã e à noite.

Cirurgia

A cirurgia só é indicada pelo especialista após ter realizado aplicação e não obtido retorno. Nestes caso o ideal é que a veia seja removida, pois já não tem funcionalidade para o corpo. Mas essa é uma forma de tratamento, pois não tem como saber se as veias ruins irão surgir novamente, pois os motivos podem ser diversos como o envelhecimento das veias ou questões genéticas.

As varizes não têm cura, mas podem ser controladas e tratadas se forem diagnosticadas ainda cedo. Além da remoção por meio da cirurgia também pode ser realizada cirurgia a lazer ou cauterização para necrosar ou secar as varizes. Consulte um especialista de sua confiança que saberá orientar para o melhor tratamento.

Diminuidor

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.